Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    Semana de combate ao diabetes será lembrada durante sessão plenária na Assembleia

    Foto por
    Escrito por Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Na segunda-feira (11), às 14h30, os deputados ouvirão durante a sessão plenária a palestra da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Rosângela Réa, sobre o diabetes, uma doença que, estima-se, afeta 14 milhões de pessoas no Brasil, grande parte sem diagnóstico. A ida dela ao Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e pelo deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública, para alertar da importância da campanha de conscientização, prevenção e combate ao diabetes, medida prevista na Lei 18.495/2015, aprovada pelo Legislativo instituindo uma semana estadual dedicada ao tema.

    “A discussão lembra as autoridades ligadas às áreas da saúde da importância de políticas públicas para conter o crescimento da diabetes. É fundamental alertar aos órgãos públicos da necessidade de práticas inovadoras para amenizar o problema”, afirma o presidente Ademar Traiano, opinião seguida por Dr. Batista, autor do projeto de lei que originou a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Diabetes. “Às vezes as pessoas se esquecem de praticar uma atividade física, por exemplo. Já vi casos de pessoas com diabetes que se tornaram atletas. A prevenção é a melhor cura”, conta o parlamentar que é cirurgião do aparelho digestivo.

    Lei – A Semana Estadual da Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes foi instituída por lei em 2015 para estimular que o poder público e a iniciativa privada promovam campanhas de alerta aos cuidados para evitar a doença. De 9 a 18 de novembro, anualmente, são feitos atendimentos, exames, palestras e atividades específicas em hospitais, escolas, universidades e empresas. A data coincide com o Dia Mundial da Diabetes, dia 14 de novembro.

    De acordo com o projeto de lei de Dr. Batista (71/2015), que deu origem à lei a “Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia aproveitada por todas as células”. A lei pretende estimular ações do “Poder Executivo Estadual, em conjunto com as demais entidades que se relacionam com a prevenção, combate e tratamento da doença”.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    A luta das mulheres por direitos no Brasil, com Aline Rocha e Gabriela Sacchelli

    Deixe seu comentário sobre: "Semana de combate ao diabetes será lembrada durante sessão plenária na Assembleia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.