Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Coritiba faz gol cedo, se fecha na defesa, vence o Botafogo-SP e sobe para 3º

.

(Foto: Divulgação / Coritiba)
(Foto: Divulgação / Coritiba)

O Coritiba fez um gol aos 16 minutos, segurou-se na defesa e com isso conseguiu derrotar o Botafogo-SP em Ribeirão Preto (SP) por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (1). A partida era válida pela 32ª rodada da Série B. Em toda a partida, o time paranaense conseguiu apenas três finalizações. E apenas uma na direção do gol.

Com a vitória, o time paranaense conseguiu se segurar na zona de acesso à primeira divisão. Está agora com 52 pontos e subiu para 3º lugar. O Atlético-GO, que estava em 3º, foi a 51 pontos ao empatar com o Operário de Ponta Grossa (1 a 1), nesta sexta. Com isso, o time goiano caiu para 4º lugar. O América-MG, atual 5º colocado, tem 48 pontos – e joga neste sábado (2), contra a Ponte Preta.

A vitória em Ribeirão Preto ainda encerrou uma sequência de três jogos em que o time paranaense saiu de campo sem somar três pontos. E foi o 7º jogo sem derrota na competição.

O Coritiba ainda manteve um tabu que já dura 43 anos. Desde 1976, o time paranaense não perdia para o Botafogo-SP.

ARTILHEIRO

Autor do gol coxa-branca, Rodrigão chegou a 13 gols na Série B. É o segundo goleador da competição, atrás de Hernane (Sport), com 14 gols, e ao lado de Guilherme Augusto (Sport), com 13.

TABELA

O Coritiba volta a campo na próxima segunda-feira (4). O time recebe o Sport no Couto Pereira, às 20h30.

ESCALAÇÃO

O Coritiba não podia contar com o meia-atacante Rafinha, 36 anos, que sentou uma lesão muscular. Por outro lado, o volante Matheus Sales voltava, depois de cumprir suspensão. Com isso, ele fez dupla de volantes com Serginho e Juan Alano ocupou a vaga de Rafinha na linha de três meias do 4-2-3-1. Jorginho ainda poupou o meia-atacante Robson, com desgaste físico, e escalou Thiago Lopes. “Ele (Robson) está a ponto de ter uma lesão, assim como o Rafinha”, disse o técnico Jorginho. Na zaga, havia a estreia de Nathan Ribeiro.

PRIMEIRO TEMPO

Nos primeiros minutos, o Coritiba ficou mais em cima do Botafogo-SP. Os meias-pontas Thiago Lopes e Juan Alano trocavam de lado para confundir a marcação. O problema era os erros de passes. Quando o time acertou, marcou o 1º gol, aos 16 minutos, com Rodrigão, após cruzamento de Juan Alano. Depois disso, porém, o Coxa praticamente não passou mais do meio-de-campo, se fechou e tentou amarrar o jogo – a tal ponto que o goleiro Alex Muralha levou um cartão amarelo por demorar a repor a bola. E o time paranaense sofreu uma baixa: o lateral William Matheus sentiu uma lesão no tornozelo e deu lugar a Patrick Brey, aos 28 minutos. Aos 42, Nathan Ribeiro sofreu um corte e quase foi substituído, mas voltou a campo com a cabeça enfaixada. Houve tantas paralisações e amarrações que o primeiro tempo teve 10 minutos de descontos.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o Coritiba também não passou do meio-de-campo. Mas, desta vez, levou sufoco. O Botafogo-SP, que não acertou uma bola no gol na primeira etapa, criou três chances de perigo nos primeiros 6 minutos. Depois disso, os coxas-brancas conseguiam ao menos travar ou bloquear os chutes a gol do adversário.

Aos 18 minutos, Jorginho trocou o atacante Rodrigão por Igor Jesus, com a ideia de ter mais velocidade para contra-atacar. Mas nem por isso o time coxa-branca conseguia passar do meio-de-campo. Aos 33 minutos, o treinador evidenciou a “retranca”: sacou o meia Giovanni e colocou mais um zagueiro, Rafael Lima. O time ainda passou alguns sustos, mas conseguiu se segurar sem levar gol. Mesmo com 8 minutos de acréscimos.

ESTATÍSTICAS

Na partida, o Coritiba teve 3 finalizações (1 certa), 35% de posse de bola, 71% de eficiência nos passes e 2 escanteios. O Botafogo-SP somou 15 finalizações (2 certas e uma na trave), 65% de posse de bola, 85% de eficiência nos passes e 2 escanteios. Os números são do site Sofascore.

BOTAFOGO-SP 0 x 1 CORITIBA
Botafogo-SP: Darley; Lucas Monteiro (Lucas Mendes), Didi, Luiz Otávio e Vinícius Freitas; Willian Oliveira, Marlon Freitas (Erick Luis) e Higor Meritão (Nádson); Felipe Saraiva, Bruno Moraes e Murilo Henrique. Técnico: Hemerson Maria
Coritiba: Alex Muralha; Diogo Mateus, Nathan Ribeiro, Sabino e William Matheus (Patrick Brey); Matheus Sales e Serginho; Thiago Lopes, Giovanni (Rafael Lima) e Juan Alano; Rodrigão (Igor Jesus). Técnico: Jorginho
Gols: Rodrigão (16-1º)
Cartões amarelos: Alex Muralha, Didi, Matheus Sales, Diogo Matheus, Nathan Ribeiro, Serginho
Expulsão: Leandro Amaro (53-2º, do banco de reservas do Botafogo-SP)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), sexta-feira

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

7 – William Matheus cruza. Thiago Lopes cabeceia com perigo, mas por cima

16 – Gol do Coritiba. Juan Alano cobra falta lateral e rola para Giovanni, que devolve. Juan Alano cruza e Rodrigão sobe na riscada pequena área para marcar de cabeça

33 – Vinícius Freitas passa por Diogo Matheus, na área, e bate cruzado. A bola passa à frente do gol coxa-branca

42 – Lucas Monteiro cruza. A bola bate em Bruno Moraes e cai com Vinícius Freitas, que chuta de forma bisonha para fora

SEGUNDO TEMPO

3 – Marlon Freitas recebe em velocidade na área e finaliza cruzado. A bola bate no pé de Alex Muralha e no pé da trave

5 – Murilo Henrique recebe de Nadson, gira e bate a gol. Muralha defende no canto

6 – Após confusão na área, Marlon Freitas chuta da entrada da área. A bola sai rente ao travessão

20 – Murilo cobra falta e acerta o travessão

25 – Juan Alano arrisca de longe e a bola vai fora

37 – Murilo Henrique cruza rasteiro para a pequena área do Coritiba. Bruno Moraes e Erick perdem o gol

52 – Nadson cobra falta para a área. Erick, de frente para o gol, chuta para fora

Colaboração, Bem Paraná

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber