MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Mais de 1,7 mil presos se inscreveram para o Enem

1.702 presos do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio Para Privados de Liberdade (Enem-PPL), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A

Da Redação

·
As provas serão em dezembro em salas de aula de 28 unidades prisionais. (Foto: AEN)
Icone Camera Foto por Reprodução
As provas serão em dezembro em salas de aula de 28 unidades prisionais. (Foto: AEN)
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.10.2019, 14:20:00 Editado em 29.10.2019, 14:24:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

1.702 presos do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio Para Privados de Liberdade (Enem-PPL), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova, que deve acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro, será aplicada em 28 unidades vinculadas ao Depen, entre penitenciárias, cadeias públicas, escritórios sociais e patronatos.

continua após publicidade

“O Enem-PPL é uma importante estratégia para a elevação de escolaridade das pessoas privadas de liberdade, pois assim como o Enem Nacional, a nota deste exame permite que essas pessoas tenham acesso à educação superior por meio dos programas de financiamento estudantil (Sisu, Prouni) ou apoio a educação superior do Governo Federal”, afirmou o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati.

As provas do Enem-PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, a diferença é que a aplicação nas unidades prisionais é posterior e ocorre em dias úteis. O Exame, que tem participação voluntária e gratuita dos privados de liberdade, é constituído de redação em Língua Portuguesa e mais quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.

continua após publicidade

Em todo o Paraná, de acordo com o setor de educação, 1.359 presos frequentaram as aulas do Ensino Médio em setembro. “Por meio de incentivos, o Depen tem viabilizado o acesso de seus custodiados ao Ensino Superior. Na estatística educacional de setembro contamos com de 63 presos nesta modalidade de ensino”, afirmou a chefe do Setor de Educação e Capacitação do Depen, Janaína Luz.

As áreas de conhecimento cobradas na prova são: Linguagens, Redação e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); além de Matemática e suas tecnologias.

No primeiro dia do Enem-PPL (10/12), além da redação, serão aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas. Já no segundo dia (11/12) é o momento de os candidatos testarem seus conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 1,7 mil presos se inscreveram para o Enem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!