Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Saúde libera recursos e atende pleitos dos municípios na interiorização do governo em Ponta Grossa

.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, está em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, participando da interiorização do governo, que acontece nesta quarta e quinta-feira (23 e 24). A sede do Executivo estadual foi instituída ainda pela manhã, quando o governador Ratinho Júnior assinou o decreto de interiorização. Para o atendimento às autoridades e procedimentos da gestão estadual foi montada uma estrutura dentro da Feira Paraná, que ocorre simultaneamente à Exposição Feira Agropecuária Industrial de Ponta Grossa (Efapi).

“Esta é uma situação muito importante para o nosso Estado, um marco na história de Ponta Grossa, que é uma das cidades que mais cresce e se desenvolve. Queremos descentralizar a gestão do Estado, porque o governo acontece nos municípios, não fica restrito a capital. A saúde, por exemplo, é uma das nossas prioridades e a região dos Campos Gerais pode contar conosco”, afirmou o governador.

Beto Preto destacou que a mobilização para o interior é de extrema relevância para o governo e também para os representantes dos municípios. "É o governo mais perto das pessoas, vindo ao interior para discutir com prefeitos e a comunidade algumas ações, projetos e iniciativas, dentro do espírito daquilo que foi determinado pelo nosso governador Ratinho Júnior. Esta é a oportunidade dos secretários, nas diferentes áreas, atender ainda mais as regiões. E na saúde não é diferente".

Atendimento – Prefeitos e secretários de Saúde foram atendidos por Beto Preto: Castro, Florestópolis, Guapirama, Imbaú, Irati, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Ponta Grossa, Sengés e Tibagi. Eles apresentaram as condições e necessidades de seus municípios na saúde.

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel, destacou a interiorização como um momento de mudança de paradigma.

“Nesta terceira vez em que sou prefeito, posso dizer que estou muito feliz com a gestão da saúde. O Beto tem uma experiência fantástica, é inteligente, acolhedor, já foi prefeito e por isso nos entende perfeitamente. Por isso, quando nós apresentamos as nossas propostas e solicitações, a Secretaria de Saúde, de uma maneira muito ágil, e posso dizer inédita, viabiliza os recursos para a melhoria dos atendimentos e cuidados da nossa população”, exemplificou Fadel.

O município de Castro foi contemplado com a liberação de recursos na última segunda-feira (21). O prefeito destacou que pretende direcionar os valores para unidades básicas de saúde e aquisição de um veículo para transporte de pacientes.

Florestópolis também foi um dos municípios que recebeu repasses, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, no início da semana. O prefeito, Nelson Correia Júnior, reforçou a abertura e a parceria da Sesa com as prefeituras. “Estamos enfrentando um momento difícil no país e por isso estar próximo aos gestores é essencial. Conversamos com o secretário Beto e mostramos a necessidade em ampliar as nossas unidades de atendimento e percebemos que há uma possibilidade de conseguir mediante a apresentação dos documentos necessários. Entendo que a saúde é construída de uma maneira conjunta, nós solicitando pontualmente e o secretário compreendendo as nossas reinvindicações”.

Embora a Secretaria de Saúde tenha Regionais em 22 localidades para descentralizar a gestão, o contato com pessoal é visto pelos prefeitos como uma oportunidade de aproximação e estreitamento das relações.

“Falamos com o secretário e ele nos atendeu gentilmente, explicando o que precisamos fazer para levar mais qualidade para a nossa população de Imbaú. Nossa receita é reduzida porque é um município pequeno e uma forma de melhorar a condição dos nossos atendimentos é vindo aqui”, destacou o prefeito Ângelo Machado do Nascimento, de Guapirama

O prefeito Ângelo Machado do Nascimento, de Guapirama, elencou o que a Sesa já repassou para o município. “Nós recebemos a garantia de que vamos conseguir ampliar uma unidade básica de atendimento e estamos identificando o que mais é possível melhorar. Vejo também como uma excelente forma de melhorar a saúde com a regionalização, porque o Paraná é um estado grande”.

                          

REGIONALIZAÇÃO

Na opinião do secretário Beto Preto, a regionalização da saúde é o caminho para a melhoria efetiva dos atendimentos, diminuindo distâncias e colocando o atendimento perto da casa das pessoas. “Estamos buscando por meio de uma nova metodologia a identificação das necessidades e prioridades na gestão da saúde para os paranaenses. Queremos, num futuro bem próximo, saber que os paranaenses terão uma saúde boa e quando precisarem de atendimento que ele seja próximo da sua residência”, explicou.

A interiorização está alinhada à regionalização para a atuação de gestão da saúde e também das ações de todo o governo, acrescentou Beto Preto. "Nosso governo busca a aproximação com o cidadão paranaense e por consequência, com os prefeitos dos 399 municípios. Estamos esses dois dias em Ponta Grossa para receber os prefeitos no que diz respeito à saúde".

O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, demonstrou simpatia ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde regionalizados. “Conversamos com o Beto Preto e demostramos o plano que temos de regionalização do nosso hospital municipal. Fazendo isso podemos nos tornar referência em outras especialidades. E a nossa solicitação é para auxílio na ampliação, reforma e adequação da unidade”.

VISITAS

O secretário visitou ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Paula para conhecer o funcionamento e o método aplicado pela gestão da unidade. Em seguida, passou pelo Hospital Bom Jesus, instituição filantrópica referência em cardiologia e que faz cerca de 70% dos atendimentos pelo SUS, que vai receber um equipamento de tomografia computadorizada de R$ 1 milhão assinados e autorizados ainda na interiorização pelo governador e pelo secretário, assim como os R$ 2,3 milhões de custeio para a Santa Casa de Ponta Grossa, emenda do deputado federal, e secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O secretário passou também pelo Hospital Municipal Amadeu Puppi e verificou que o espaço pode receber melhorias e adequação para instalação de novos serviços e finalizou a agenda de visitas no Hospital da Criança, que está em obras de ampliação.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber