MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Deputado Arilson Chiorato diz que "senador Oriovisto não conhece o Paraná e o seu povo"

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) criticou nesta terça-feira (03) o Projeto de Lei 195/2019, de autoria do senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos), que propõe a extinção dos municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes."Discutir e

Da Redação

·
Deputado Arilson Chiorato diz que "senador Oriovisto não conhece o Paraná e o seu povo"
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.09.2019, 17:14:00 Editado em 03.09.2019, 17:17:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) criticou nesta terça-feira (03) o Projeto de Lei 195/2019, de autoria do senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos), que propõe a extinção dos municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes.

continua após publicidade

"Discutir esse tema desta forma é literalmente não conhecer o Estado do Paraná. Não saber que nós temos mais de 100 municípios com menos de 5 mil habitantes, e que cada um possui sua diversidade, sua cultura, sua economia e sua história. Entender isso de forma apenas financeira é não pensar no povo paranaense!", enfatiza.

Ainda, segundo Chiorato, esse projeto, que ele classificou como "insano", é resultado de uma política pensada apenas em números, e não no ser humano.

continua após publicidade

"O projeto é tão insano, que delimita até a quilometragem, de no mínimo 50 quilômetros de distância entre cada município desse. Ele não se importa com aquelas pessoas que vivem nas localidades mais distantes e a dificuldade para se ter acesso aos serviços básicos, diante destas circunstâncias", argumenta Chiorato.

O Projeto de Lei 195/2019 propõe a fusão ou incorporação de municípios de até cinco mil habitantes, que ficam a menos de 50 quilômetros de distância da sede de outro município, com mais de 5 mil habitantes. A proposta visa também a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para os municípios que não se incorporarem ou se fundirem a outro.

A proposição não foi bem aceita pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Pérola Darlan Scalco.

continua após publicidade

“Se a distribuição das receitas não fosse tão covarde e injusta como é hoje, uma vez que mais de 60% de toda a arrecadação dos municípios fica em Brasília, obrigando os prefeitos e vereadores a pedirem migalhas de recursos ao Congresso Nacional e à União, o senador Oriovisto Guimarães não precisaria ter a preocupação de acabar com estas cidades”, afirmou Darlan Scalco ao portal O Presente.

Arilson reafirma seu compromisso com os municípios do interior e se coloca à disposição para dialogar e barrar esse projeto "Lutaremos pelo fortalecimento dos nossos municípios. Essa medida não pode ser levada adiante. Contem comigo nessa luta", finaliza.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado Arilson Chiorato diz que "senador Oriovisto não conhece o Paraná e o seu povo""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!