Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    Deputado Arilson Chiorato diz que "senador Oriovisto não conhece o Paraná e o seu povo"

    Foto por
    Escrito por da redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) criticou nesta terça-feira (03) o Projeto de Lei 195/2019, de autoria do senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos), que propõe a extinção dos municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes.

    "Discutir esse tema desta forma é literalmente não conhecer o Estado do Paraná. Não saber que nós temos mais de 100 municípios com menos de 5 mil habitantes, e que cada um possui sua diversidade, sua cultura, sua economia e sua história. Entender isso de forma apenas financeira é não pensar no povo paranaense!", enfatiza.

    Ainda, segundo Chiorato, esse projeto, que ele classificou como "insano", é resultado de uma política pensada apenas em números, e não no ser humano.

    "O projeto é tão insano, que delimita até a quilometragem, de no mínimo 50 quilômetros de distância entre cada município desse. Ele não se importa com aquelas pessoas que vivem nas localidades mais distantes e a dificuldade para se ter acesso aos serviços básicos, diante destas circunstâncias", argumenta Chiorato.

    O Projeto de Lei 195/2019 propõe a fusão ou incorporação de municípios de até cinco mil habitantes, que ficam a menos de 50 quilômetros de distância da sede de outro município, com mais de 5 mil habitantes. A proposta visa também a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para os municípios que não se incorporarem ou se fundirem a outro.

    A proposição não foi bem aceita pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Pérola Darlan Scalco.

    “Se a distribuição das receitas não fosse tão covarde e injusta como é hoje, uma vez que mais de 60% de toda a arrecadação dos municípios fica em Brasília, obrigando os prefeitos e vereadores a pedirem migalhas de recursos ao Congresso Nacional e à União, o senador Oriovisto Guimarães não precisaria ter a preocupação de acabar com estas cidades”, afirmou Darlan Scalco ao portal O Presente.

    Arilson reafirma seu compromisso com os municípios do interior e se coloca à disposição para dialogar e barrar esse projeto "Lutaremos pelo fortalecimento dos nossos municípios. Essa medida não pode ser levada adiante. Contem comigo nessa luta", finaliza.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Acidente envolvendo três carros acontece no centro de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado Arilson Chiorato diz que "senador Oriovisto não conhece o Paraná e o seu povo""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.