MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Observatório vai ampliar controle de despesas do Estado

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou nesta terça-feira (16), durante reunião de secretariado, a metodologia de trabalho do Observatório da Despesa Pública (ODP), criado para fornecer informações estratégicas e produzir conhecimento para subsid

Da Redação

·
Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2019, 15:12:00 Editado em 16.07.2019, 15:15:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou nesta terça-feira (16), durante reunião de secretariado, a metodologia de trabalho do Observatório da Despesa Pública (ODP), criado para fornecer informações estratégicas e produzir conhecimento para subsidiar as ações do órgão por meio do monitoramento dos gastos públicos.

continua após publicidade

Um dos primeiros trabalhos da unidade é um olhar atento para a folha de pagamento e os contratos do Governo. O ODP utiliza bases de dados do Estado e da União para produzir informações estratégicas com objetivo de identificar fraudes, riscos, irregularidades e mau uso do dinheiro público. Segundo Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, trata-se de um trabalho que passará a ser permanente dentro da CGE.

Essa tarefa de avaliar a composição da remuneração de cerca de 274 mil servidores ativos e inativos deve ser concluída ainda neste ano, com números atualizados das mudanças que acontecem todos os meses. A pesquisa conta com apoio das secretarias da Fazenda e da Administração e da Previdência. “É um trabalho preliminar e que pode subsidiar a auditoria externa a ser contratada”, informou Siqueira.

continua após publicidade

Esse processo dos técnicos da CGE respeita o sigilo de informações e a Lei Geral de Proteção de Dados e ampara as decisões estratégicas do órgão. “Com ele conseguimos dar mais agilidade e segurança ao trabalho da CGE, com intuito de garantir integridade na administração pública”, completou Siqueira.

FOLHA - A auditoria da folha salarial do Estado foi determinada pelo governador Ratinho Junior em janeiro e atinge a administração direta e autárquica. A folha de pagamento mensal do Poder Executivo é de R$ 1,2 bilhão para ativos e R$ 700 milhões para inativos (aposentados e pensionistas).

OBSERVATÓRIO - O Observatório da Despesa Pública foi criado em 2016 para produzir informações estratégicas voltadas à melhoria do controle e monitoramento das ações do Poder Executivo, visando o aprimoramento das atividades que norteiam o sistema de controle interno. As análises conduzidas pelos técnicos do ODP são direcionados à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Observatório vai ampliar controle de despesas do Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!