Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Ratinho Junior garante reajuste e servidores podem suspender greve; veja os detalhes da proposta

.

Governador assina ordens de serviço em Apucarana
Governador assina ordens de serviço em Apucarana

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta sexta-feira (12) a implantação da data-base, com a primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020. No total, o Estado vai pagar 5,08% de reposição. A App-Sindicato afirmou ainda não ter recebido a proposta, mas já marcou assembleia para a manhã deste sábado (13), podendo por fim ao movimento grevista.

De acordo com o governo, com a formalização da proposta, deve haver a reposição de aulas na rede estadual, principal serviço público prejudicado pela ação de movimentos grevistas. O trabalho deverá ser realizado durante o período de recesso escolar. Caso não haja reposição de horas e aulas, haverá aplicação de faltas, com desconto em folha dos dias parados.

Ratinho Junior reafirmou que o Estado está fazendo um grande esforço para honrar o compromisso de implantação da data-base. O governador lembra que houve queda do PIB no primeiro trimestre, além de redução de receitas de impostos e de transferências federais neste ano. Somente o IPVA contabiliza inadimplência de R$ 700 milhões.

Em nota oficial publicada no site da entidade, a App-Sindicato, entidade que representa os professores da rede estadual de educação, informou que seus dirigentes ainda não haviam tido acesso à proposta do governo. De acordo com a nota, "assim que tiverem acesso, ela [a proposta] será avaliada e as categorias poderão realizar assembleias e deliberar se aceitam ou não. APP-Sindicato realiza assembleia neste sábado (13) às 8h30, em frente ao Palácio Iguaçu".

Em greve desde o dia 25 de junho, os trabalhadores reivindicam, entre outras pautas, a reposição salarial. A data-base do funcionalismo venceu no dia 1º de maio e o índice da inflação no período foi de 4,94%. De acordo com o sindicato, os servidores estão com os rendimentos congelados desde 2016 e as perdas acumuladas passam de 17%.

CONCURSOS

A proposta apresentada pelo governador confirma a realização de concursos públicos para seleção de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis (50 delegados, 50 papiloscopistas e investigadores), 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da Saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária e 988 professores.

Também foram previstos concursos para contratação de servidores para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), que inclui profissionais para a Administração Direta, para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber