MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Paraná recebe oficialmente 456 médicos convocados pelo programa 'Mais Médicos'

A Secretaria da Saúde do Paraná recebeu oficialmente, nesta quarta-feira (10), os 456 médicos convocados pelos últimos editais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O evento de “boas-vindas” aconteceu no auditório do Teatro Guairinha, em Curit

Da Redação

·
Paraná recebe oficialmente 456 médicos convocados pelo programa 'Mais Médicos'
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2019, 11:57:00 Editado em 10.07.2019, 12:10:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Saúde do Paraná recebeu oficialmente, nesta quarta-feira (10), os 456 médicos convocados pelos últimos editais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O evento de “boas-vindas” aconteceu no auditório do Teatro Guairinha, em Curitiba, e foi aberto pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

continua após publicidade

"Este evento simboliza um compromisso feito pelo nosso governador Ratinho Junior, de continuar apoiando esta importante iniciativa, que leva a saúde básica para bem perto da população, nos municípios do nosso estado", destacou Beto Preto.

Paraná recebe oficialmente 456 médicos convocados pelo programa 'Mais Médicos'
Foto por Reprodução

A maior parte das vagas abertas no Paraná - 381 - foi ocupada em dezembro do ano passado, e outras 75 foram ocupadas por meio de edital de renovação publicado no mês passado, totalizando os 456 profissionais que participaram do evento. O Estado do Paraná ainda tem 30 vagas para uma segunda fase do edital, que terá convocação para o mês de setembro.

continua após publicidade

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, “o objetivo do evento é acolher os profissionais médicos que assumiram o programa a partir de dezembro de 2018, conforme solicitação do Ministério da Saúde para alinhamento das atividades, orientações sobre condutas clínicas, diretrizes do programa, responsabilidades compartilhadas entre profissionais e gestão dos municípios e processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde”.

Paraná recebe oficialmente 456 médicos convocados pelo programa 'Mais Médicos'
Foto por Reprodução

Municípios

continua após publicidade

Ao todo, 310 municípios do Estado aderiram ao Programa Mais Médicos e a coordenação, orientação e execução de atividades é realizada por Comissão Estadual que reúne representantes do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Paraná, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e Instituição Supervisora do Ministério da Educação. A “Comissão de Coordenação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e Projeto Mais Médicos para o Brasil no Estado do Paraná” foi instituída por resolução da Sesa no ano passado.

Histórico

O Programa Mais Médicos para o Brasil iniciou-se em 2013, regulamentado por Portaria Interministerial. Em 2018, com o encerramento acordo entre Cuba e Brasil, 456 médicos cubanos saíram do programa no Estado do Paraná, sendo que a reposição destas vagas ocorre de forma gradativa, por meio de publicação de editais do MS.  Deste ciclo que se inicia oficialmente amanhã participam médicos brasileiros formados no exterior.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná recebe oficialmente 456 médicos convocados pelo programa 'Mais Médicos'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!