MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Conferência em Londrina debate comida no campo e na cidade

Cerca de 150 pessoas, entre secretários municipais de Agricultura, agricultores familiares, integrantes de movimentos sociais e de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, participam nesta quinta (4) da 3ª Conferência Regional de Segurança

Da Redação

·
Conferência em Londrina debate comida no campo e na cidade
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.07.2019, 17:36:00 Editado em 04.07.2019, 17:38:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 150 pessoas, entre secretários municipais de Agricultura, agricultores familiares, integrantes de movimentos sociais e de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, participam nesta quinta (4) da 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar Nutricional, que acontece na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina.

continua após publicidade

O tema Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos. De acordo com o secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Valdecir Veloso Neto, o encontro debate propostas que serão levadas à conferência estadual, que por sua vez escolhe as melhores ideias para a conferência nacional. “Buscamos propostas para a implementação de políticas públicas em nível municipal, estadual e federal”, explica.

MENOS AGROTÓXICOS - O diretor técnico do Instituto Emater, Nélson Harger, destacou a importância da extensão e da pesquisa para o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis. Ele ponderou que ainda persiste o uso demasiado de agrotóxicos em diversas culturas. “Podemos reduzir em um terço a aplicação de fungicidas na soja”, disse ele.

continua após publicidade

O diretor ainda ressaltou que para produzir alimentos mais saudáveis ou orgânicos é preciso muita tecnologia, sendo que muitas delas já existem. “Estamos tentando conscientizar agricultores e técnicos para usarem mais essas técnicas.”

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS - O diretor de pesquisa e presidente interino do Iapar, Rafael Fuentes, destacou a importância da colocação de Harger sobre o uso correto de agrotóxicos e lembrou o elevado desperdício de alimentos em nosso país.

“O desperdício em alguns setores chega a quase 50% do que plantamos e colhemos. É um número muito alto que precisa ser amplamente combatido”, disse o diretor. Ele também acrescentou que produtores rurais, o poder público e a sociedade podem contribuir muito com esse propósito.

PRESENÇAS - Participaram da conferência a assessora da diretoria de pesquisa do Iapar, Vania Cirino; o chefes dos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Apucarana, Antonio Biral Filho; em Cornélio Procópio, Fernando Itimura, e em Londrina, Antonio Carlos Barreto; o chefe regional da Emater Londrina, Sérgio Carneiro; o secretário de Agricultura e Abastecimento de Londrina, Ronaldo Siena; a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Arapongas, Niele Melo, além de servidores estaduais, vereadores e secretários municipais de toda a região.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conferência em Londrina debate comida no campo e na cidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!