Três anos depois do último Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), a Secretaria de Estado da Educação selecionou mais de 760 professores da rede estadual de ensino para uma nova turma. O início da turma PDE/2019 está previsto para o dia 29 de julho, após o recesso escolar (ver link abaixo).
Ao concluir o aproveitamento dos estudos, os professores serão promovidos ao Nível III da carreira, e terão um acréscimo de 5% no salário, conforme previsto no Plano de Carreira do Magistério Estadual. Se o professor já possuir alguma gratificação ou percentual por atuar no período noturno, por exemplo, esse valor também será reajustado."O PDE é um programa muito importante porque capacita nossos professores”, disse o secretário estadual da Educação, Renato Feder. Segundo ele, é uma oportunidade que o professor tem de se atualizar, receber o que tem de mais atual para beneficiar o aprendizado dos alunos. “E é bom também para o professor, porque tem a progressão de carreira", afirmou.
NA PRÁTICA
A formação continuada terá duração de seis meses, divididos em duas etapas, período durante o qual o cursista irá elaborar um material didático pedagógico com foco em sala de aula da educação básica.
No primeiro momento, vão se dedicar à elaboração do projeto que será utilizado como base dos estudos ao longo da formação. Na segunda etapa, desenvolverão o material que será compartilhado em formato de oficinas no Núcleo Regional de Educação (NRE) no qual atua.
Durante o PDE, os professores terão acompanhamento de orientadores na modalidade EaD e de profissionais de Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e-Escola da Secretaria de Estado da Educação.
O objetivo é proporcionar aos profissionais a formação continuada, por meio do aproveitamento de estudos, o compartilhamento de experiências e conhecimento dos professores da rede estadual de ensino com docentes do ensino superior e incentivar o desenvolvimento de metodologias inovadoras para a sala de aula.
NOVO FORMATO
A Secretaria da Educação está em diálogo com o sindicato dos profissionais da educação para estudar a elaboração de um novo formato para o Programa de Desenvolvimento Educacional que atenda as necessidades da rede estadual de ensino e de acordo com as possibilidades financeiras e orçamentárias.
Deixe seu comentário sobre: "Professores selecionados farão mestrado e doutorado em julho"