Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Cotidiano

    Cuidados com aquecedor a gás devem ser redobrados no inverno

  • Foto por
    Escrito por DA REDAÇÃO
    Publicado em 25/05/2019 Editado em 25/05/2019

    A manutenção dos aquecedores a gás deve ser ainda mais cuidadosa no inverno. Com a queda das temperaturas, o equipamento é mais utilizado e a tendência é manter as janelas e portas fechadas. Os ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro é difícil percebê-lo e sua inalação pode ser fatal.


    Para evitar acidentes é fundamental que os equipamentos passem por manutenção a cada seis meses, ou de acordo com as indicações do fabricante.


    O gerente de Serviços ao Cliente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Hamilton Azevedo, alerta que é necessário tomar outros cuidados básicos. “Os equipamentos a gás devem ser mantidos em bom estado de conservação, estar sempre com a manutenção em dia e instalados em locais com ventilação adequada”, destaca. Essas recomendações, acrescenta, valem para o ano todo, mas no inverno, quando as pessoas permanecem por muito tempo em lugares fechados, é preciso ter ainda mais atenção”, destaca.


    Segundo Corpo de Bombeiros, a falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás – principalmente aquecedores de água – são as maiores causas de acidentes com monóxido de carbono em edificações. Por isso, é indicado verificar as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água, além da pressão, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores. “O local ideal para a instalação dos aquecedores a gás é a área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa”, explica Azevedo.


    Durante a execução do projeto de engenharia também é importante garantir a ventilação adequada das áreas onde os aparelhos serão colocados, assim como a correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


    A norma da ABNT que descreve as medidas necessárias para a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível é a NR 13103.


    A Compagas orienta como utilizar o equipamento de forma correta.


    - Verifique se a chama do aquecedor é azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa) o equipamento pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, chame um profissional qualificado para revisão do equipamento e da ventilação.


    - Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.


    - Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. É perigoso.


    - Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    TNTV

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Cuidados com aquecedor a gás devem ser redobrados no inverno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias