MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Plataforma permite participação popular no planejamento do Estado

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (06) uma plataforma digital que permite a participação pública na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020 a 2023. Através do site www.planejaparana.pr.gov.br, coordenado pela Secretaria de

Da Redação

·
Cidadão terá a oportunidade de encaminhar opiniões e sugestões relativas ao planejamento do Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Cidadão terá a oportunidade de encaminhar opiniões e sugestões relativas ao planejamento do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.05.2019, 15:04:00 Editado em 07.05.2019, 15:11:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (06) uma plataforma digital que permite a participação pública na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020 a 2023. Através do site www.planejaparana.pr.gov.br, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, o cidadão terá a oportunidade de encaminhar opiniões e sugestões relativas ao planejamento do Paraná, de acordo com as propostas do Plano de Governo.

continua após publicidade

Em um ambiente digital moderno, interativo e de fácil navegação, o cidadão poderá avaliar, dentro de uma escala de 1 a 5 estrelas, o seu interesse pelas 299 propostas apresentadas no Plano de Governo, além de poder fazer sugestões e encaminhar sua opinião.

O secretário de Estado do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, que coordena o processo, explica que o objetivo da consulta pública online é possibilitar uma participação mais efetiva dos paranaenses. “Estamos disponibilizando uma ferramenta de consulta pública inovadora, que permite de forma fácil e transparente a participação da população na construção do Paraná que queremos”, afirmou.

continua após publicidade

TRÊS EIXOS - O conteúdo disponível para avaliação da população está dividido em três eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e gestão. Eles estão dentro das 36 áreas do planejamento, como educação, saúde e segurança pública.

ATÉ 31 DE MAIO – A população tem até o dia 31 de maio para participar desta etapa de elaboração do Plano Plurianual, que inclui a consulta pública através da plataforma digital. As outras quatro etapas incluem a elaboração da proposta de acordo com as sugestões dos cidadãos, audiências públicas, consolidação da proposta no formato de Projeto de Lei e aprovação pela Assembleia Legislativa.

O portal Planeja Paraná foi desenvolvido pela Secretaria do Planejamento em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e possui acessibilidade em todo o seu conteúdo.

continua após publicidade

PLANO PLURIANUAL – O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública, obrigatório para a União, estados, Distrito Federal e municípios. Tem duração de quatro anos, com início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e término no final do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento.

O PPA é organizado em programas, que conjugam iniciativas e metas para atender a um problema ou demanda da população e que direcionam as ações e obras das leis orçamentárias para o período.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Plataforma permite participação popular no planejamento do Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!