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Resultado contribui para definir ações de melhoria da aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o resultado da Prova Paraná. A avaliação é inédita e possibilita um diagnóstico sobre quais são os conteúdos que os alunos estão aprendendo mais ou menos, e sobre quais são as dificuldades de aprendizado.Todos e

Da Redação

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Resultado contribui para definir ações de melhoria da aprendizagem
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Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2019, 13:37:00 Editado em 18.04.2019, 14:21:58
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A Secretaria de Estado da Educação divulgou o resultado da Prova Paraná. A avaliação é inédita e possibilita um diagnóstico sobre quais são os conteúdos que os alunos estão aprendendo mais ou menos, e sobre quais são as dificuldades de aprendizado.

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Todos esses dados são verificados por série e por escola, de modo que as equipes gestoras tenham em mãos relatórios detalhados sobre a aprendizagem de seus alunos. As informações da Prova Paraná possibilitam até mesmo que as escolas identifiquem as principais defasagens de aprendizado por turma e direcionem ações pedagógicas para atender àquela necessidade específica.

“O grande diferencial da Prova Paraná é que ela tem o caráter de diagnóstico, com uma proposta de pautar as ações pedagógicas em evidências sobre o aprendizado. Se o professor consegue identificar detalhadamente qual é a dificuldade dos seus alunos, quais são as dúvidas que eles têm, ele tem mais facilidade para definir quais ações adotar para ensinar de uma forma diferente para que os alunos aprendam”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

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Participaram da primeira edição da Prova Paraná 435 mil estudantes de 2.048 escolas da rede estadual e 98 mil alunos de mais de três mil escolas municipais participaram das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados revelaram que os alunos têm mais dificuldades com Matemática do que com Língua Portuguesa. 

A segunda edição da prova Paraná acontece no dia 11 de junho e serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática a alunos do 2º e 5º, e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1° a 4° série do Ensino Médio. 

PRIMEIRAS AÇÕES – A Secretaria da Educação desenvolveu um portal com os relatórios dos resultados obtidos na Prova Paraná por aluno, por turmas e por escola, que podem ser utilizados por professores, gestores escolares e Núcleos Regionais de Educação (NREs) para direcionar ações para a melhoria do aprendizado, de acordo com o desempenho de cada município ou região. As informações podem ser consultadas no endereço www.provaparana.pr.gov.br.

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TUTORIA – A primeira grande ação de apoio pedagógico a partir da Prova Paraná é o Projeto Tutoria, em que as 1.100 escolas em que foram identificadas maiores dificuldades são acompanhadas semanalmente por um técnico do Núcleo Regional de Educação para a elaboração de ações pedagógicas e de gestão escolar. 

PROVA COMENTADA – Outra ferramenta é a Prova Comentada, que apresenta a resolução e a descrição de cada questão e pode ser utilizada como material de apoio para o professor trabalhar em sala de aula. A pasta também elaborou uma lista de exercícios com sugestões de atividades que podem ajudar a abordagem dos conteúdos. 

Entre os conteúdos de Língua Portuguesa em que os estudantes apresentaram maior desempenho, por ano, estão: interpretação de texto com auxílio de material gráfico (95% de acertos no 9º ano do Ensino Fundamental e 90% de acertos no 6º ano do Ensino Fundamental), e localizar informações explícitas em um texto (86% de acertos no 1º ano do Ensino Médio).

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Os conteúdos de Matemática com maior desempenho, por ano, estão: identificar informações apresentadas em tabelas ou gráficos (90% de acertos no 9º ano do Ensino Fundamental); resolver problemas envolvendo trocas entre moedas e cédulas (85% de acertos no 6º ano do Ensino Fundamental) e reconhecer e utilizar o Sistema de Numeração Decimal (78% de acertos no 6º do Ensino Fundamental). 

Entre os conteúdos de Matemática com menor desempenho, por ano, estão: resolver problemas com fração (10% de acertos no 6º ano do Ensino Fundamental); resolver problemas que envolvam porcentagem (10% de acertos no 1º ano do Ensino Médio) e reconhecer diferentes representações de um número racional (11% de acertos no 1º ano do Ensino Médio).

Os conteúdos de Língua Portuguesa com menor desempenho, por ano, foram: reconhecer posicionamentos em um ou mais textos (23% de acertos no 1º ano do Ensino Médio); identificar o locutor e o interlocutor de um texto (30% de acertos no 1º do Ensino Médio) e estabelecer relações lógico-discursivas em um texto (31% de acertos no 9º ano do Ensino Fundamental).

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