Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Motivos para viajar pelo Brasil

.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O dólar nas alturas, há tempos rondando a casa dos R$ 4, leva muitos brasileiros a repensarem suas viagens internacionais. Mas isso não significa que o turista precisa abrir mão de curtir as tão merecidas férias do jeito que sonhou. O Brasil oferece opções que não ficam aquém dos destinos mais badalados do mundo, muito pelo contrário. Com um dos litorais mais extensos em área tropical, temos várias das praias mais bonitas do mundo, por exemplo.

Se o turista está a procura de boa gastronomia, história ou daquele agito urbano movimentado pelas últimas tendências, as terras tupiniquins também têm muito a oferecer. Com a vantagem de que, ao viajar por estas bandas, evita-se a burocracia de vistos passaportes e idiomas. Para finalizar, a cereja do bolo: ficar pelo Brasil em tempo de dólar alto pode ser bem mais em conta, principalmente em relação à passagem aérea.
Não é a toa que mais de seis milhões de turistas estrangeiros vêm conhecer nosso país todos os anos. Não faltam motivos. Abaixo, segue uma lista de atrativos em território nacional para nenhum turista botar defeito: 

Cachoeiras e montanhas
As deslumbrantes Cataratas do Iguaçu são comparáveis em volume e extensão apenas com as Cataratas de Vitória, na fronteira da Zâmbia com o Zimbabwe.  E são apenas um dos milhares complexos de quedas d'água do país. Minas Gerais que o diga: Alto Caparaó, Capitólio, Ibitipoca, Serra do Cipó e Milho Verde são apenas alguns dos destinos que esbanjam quedas monumentais e poços de águas cristalinas, em meio a vales e mares de morros.

E distância não é desculpa. O turista está no Nordeste? Chapada Diamantina (BA) e Chapada das Mesas (MA) são ótimas opções. Centro-oeste? Chapada do Veadeiros (GO) e dos Guimarães (MT) são a dica. Um prato cheio para os amantes de trilha e também para aqueles que precisam de uma bela conexão com a mãe natureza.

Vida urbana efervescente
Uma tarde de domingo na Avenida Paulista, no coração da cidade de São Paulo, é bem capaz de trazer mais novidades do que uma caminhada pela Campos Elísios (Paris) ou pela Times Square (Nova York). Carros não transitam nesse dia e artistas e toda as tendências ocupam o espaço, ficando lado a lado com o MASP, museu que conta com obras de Caravaggio, Di Cavalcanti, Monet, Picasso e por ai vai. É uma das 10 maiores (e mais ricas) cidades do mundo; em outras palavras, o que não falta é agito. Tantas outras capitais, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, irradiam vida urbana e tendências - inclusive para outras partes do mundo. O melhor de tudo é que, ao longo de todo ano, é possível encontrar passagens aéreas para São Paulo a ótimos preços.

Praias paradisíacas
Este quesito até dispensa comentários mais aprofundados. Basta ver as fotos de Porto de Galinhas, Florianópolis ou Arraial do Cabo para perceber que praias deslumbrantes dominam o território nacional de norte a sul, e até no interior, vide rio Tapajós e Alter do Chão. Sem falar no charme dos bairros de Ipanema e Copacabana. A propósito, Fernando de Noronha é habitué nas listas de ilhas e praias mais lindas do mundo.

Gastronomia
O Brasil tem comida boa para todos os bolsos e paladares: a culinária amazônica, com sua explosão de temperos e cheiros, a pimentinha baiana do Vatapá, o tropeiro e o doce de leite mineiro, a moqueca capixaba, o arroz com pequi do centro-oeste, o charque gaúcho e toda a coleção de restaurantes estrelados da capital paulista. O país conta com uma verdadeira fartura de iguarias gastronômicas. Diante de tanta diversidade, o difícil é escolher o roteiro.

Parques temáticos
Não é preciso ir à Disney, ao Typhoon Lagoon ou ao Six Flags para garantir um dia de magia e diversão em parques temáticos. Beto Carreiro World, Wet n' Wild e Hopi Hare, para citar somente alguns nomes, estão aqui para isso. Sem contar que não se gasta uma bolada em ingressos.

História, muita história
Viajar pelo Brasil é também uma oportunidade incrível de conhecer a história do país. A Estrada Real é um belo fio condutor da narrativa sobre a colonização. Ao longo do caminho velho do ouro, que conecta Diamantina (MG) a Paraty (RJ), diversas cidades adicionam informações, e beleza a essa história, como Serro, Ouro Preto, Tiradentes e Cunha.

A região amazônica, sobretudo o Parque do Xingu, guarda preciosidades sobre o passado e o presente indígena, que vão despertar o orgulho de ter nascido nestas terras. Se o viajante quiser ir ainda mais longe na história, São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, é o lugar certo. É lá que fica a Serra da Capivara, um dos principais sítios de pinturas rupestres do planeta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber