Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Times do interior do Paraná mostram força

.

Foto: Arquivo TN
Foto: Arquivo TN

Ao falar do futebol paranaense, a primeira coisa que vem à cabeça é o trio de ferro da Capital: Coritiba, Athlético e Paraná. O Coxa é o maior campeão estadual, com 38 títulos, e também já foi campeão brasileiro, em 1985. O Furacão é o atual campeão da Sul-Americana e já conquistou o Paranaense em 24 oportunidades. Mais modesto, o time da Vila Capanema tem sete títulos estaduais e um título da Série B do nacional.

Mas, historicamente, os clubes do interior vêm dando trabalho para os grandes. Não é de hoje que times pequenos chegam ao lugar mais alto do pódio. O Londrina, por exemplo, já venceu a competição quatro vezes. O time do interior do Paraná ganhou a última edição da Primeira Liga, em 2017, e ainda possui um dos melhores estádios do Estado, o estádio do Café, com capacidade para 36.000 pessoas. Foi o próprio clube que venceu o último estadual conquistado por um time menor, em 2014.

Este feito não é apenas do Londrina. O Grêmio Maringá, o Pinheiros, o Iraty, o Paranavaí, o Cascavel, o Operário, além dos extintos Britânia, Água Verde, Colorado e Monte Alegre, já venceram a competição.

Festa do interior

O Campeonato Paranaense de 2019 está sendo marcado por algumas surpresas. No primeiro turno da competição, os times do interior do Paraná mostraram que vão dar trabalho dentro de campo e que estão, sim, em busca do título. O grande exemplo é o Toledo. O clube do município de mesmo nome surpreendeu os grandes e conquistou o primeiro turno do Paranaense. Na decisão, bateu o Coritiba nos pênaltis por 3 a 2, em pleno Couto Pereira. O título garante o time do interior na decisão do estadual 2019.

Esta é a primeira final e o primeiro título do clube, fundado em 2004, no Campeonato Paranaense. Além da vaga na decisão do Estadual, o Toledo ainda garantiu a vaga na Série D do Brasileiro e da Copa do Brasil do ano que vem, seu maior objetivo da competição. O mais interessante é que o time do interior pode ser campeão direto, se também conquistar o returno. O segredo do sucesso está com a garotada. O time é formado por meninos da base do clube.

O curioso é que no primeiro turno, outros dois clubes do interior garantiram classificação para a semifinal, deixando Athletico e Paraná de fora da fase final. O Cascavel foi o líder do grupo B, ficando na frente do Coritiba, mas na semi acabou sendo eliminado pelo próprio Coxa nos pênaltis, por 5 a 3, depois de ter empatado sem gols no tempo normal. Já o Operário terminou em segundo do grupo A, ficando apenas atrás do Toledo e na frente de Londrina e Athletico. Na fase seguinte, perdeu a vaga na final com um empate de 1 a 1 com o Toledo no tempo normal e derrota por 3 a 1 nos pênaltis.

Com o início do segundo turno, novas surpresas podem acontecer no paranaense. Além destes clubes, o Maringá também fez boa campanha e por pouco não ficou com a vaga na semifinal. O time promete incomodar no returno.

A guerra da terceira divisão

O Grêmio Maringá já foi três vezes campeão paranaense e é um dos clubes mais tradicionais do Estado. Hoje está na terceira divisão do Estadual. O clube é um dos dez participantes do torneio deste ano. Rebaixado para a terceirona após uma campanha terrível na Série B, terminando na nona colocação, o alvinegro do interior terá a obrigação do acesso.

Nesta edição, o Grêmio Maringá terá que encarar clubes desesperados, como é o caso do Arapongas, que ficou marcado pelo vexame histórico após perder por W.O. para o Grecal no campeonato de 2018, e o Campo Mourão, que ficou na quarta posição no ano passado e por pouco não conseguiu a classificação.

O caso do Arapongas foi uma frustração para a torcida, pois o time fazia boa campanha, tinha chance de classificação, mas perdeu por W.O., pois os jogadores estavam com salários atrasados e não foram para a partida.

Escândalos a parte, a Terceira Divisão deste ano promete. Será que o Grêmio Maringá conseguirá o acesso? Será que o Arapongas vai conseguir jogar todos os jogos?

Times do interior que já foram campeões:

Londrina (4 títulos)

Grêmio Maringá (3 títulos)

Cascavel (1 título)

Paranavaí (1 título)

Iraty (1 título)

Monte Alegre – Telêmaco Borba (1 título)

Operário – Ponta Grossa (1 título)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber