Ciclone tropical pode se formar na costa do Espirito Santo e sul da Bahia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

Ciclone tropical pode se formar na costa do Espirito Santo e sul da Bahia

foto - Instituto Nacional de Meteorologia.
Foto por
Escrito por Da redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

As simulações atmosféricas feitas por supercomputadores indicam há vários dias a possibilidade de formação de um forte ciclone (área de baixa pressão atmosférica) sobre o mar, na altura da costa do Espírito Santo e sul da Bahia.  

Pela latitude de formação e características de temperatura do seu centro, tanto em superfície como em camadas de ar superior, poderia ser um ciclone tropical, com potencial para ser até nomeado, mas no mínimo receber um INVEST pelo monitoramento internacional de ciclone tropicais.

Março é um mês de típico de formação de tempestades tropicais e subtropicais na costa brasileira por ser o fim do verão, quando a água do mar do Atlântico Sul na  costa do Brasil está mais quente. No verão de 2019, este aquecimento acima do normal foi um fator determinante para os diversos eventos de chuva extrema que tivemos no litoral de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro.

Quando o ciclone poderá se formar?

A projeção dos modelos de previsão numérica do tempo apontam que a baixa pressão atmosférica que daria origem a esta nova tempestade começará a se intensificar no sábado, 23 de março. No dias seguintes, o forte sistema de baixa pressão atmosférica já formado permaneceria atuante e em movimento na costa do Espírito Santo até a terça-feira, 26 de março.

Formando ou não uma tempestade tropical, recebendo ou não um nome, esta baixa pressão atmosférica tem potencial para provocar grandes volumes de chuva, especialmente sobre o mar, além de ventos moderados a fortes que poderiam atingir também o Espírito Santo.


Deixe seu comentário sobre: "Ciclone tropical pode se formar na costa do Espirito Santo e sul da Bahia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.