Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Especialistas em habilidades socioemocionais falam sobre tragédia em Suzano

.

Foto: Reprodução/ Maiara Barbosa/G1
Foto: Reprodução/ Maiara Barbosa/G1

Nesta quarta-feira (13), pela manhã, um adolescente e um homem entraram armados e encapuzados na escola estadual Raul Brasil, em Suzano, matando oito pessoas e cometendo suicídio em seguida. O que leva jovens a tomarem esse tipo de atitude? Educadores especialistas em habilidades socioemocionais, Celso Lopes de Souza, Tania Fontolan e Eduardo Calbucci, comentam o comportamento desses jovens e contam como evitar esse tipo de situação.

Para os especialistas, o combate e a prevenção do problema devem começar desde cedo, ainda na sala de aula. Com base em evidências científicas, os educadores fundaram o Programa Semente, metodologia que está sendo aplicada em escolas brasileiras e ensina mais de 40 mil alunos a lidarem com os próprios sentimentos, como ansiedade, medo e tristeza, por exemplo.

Pesquisa nacional – Em 2018, cerca de 9,6 mil alunos do Programa Semente foram submetidos a uma pesquisa conduzida pela UFRJ, que avaliou o impacto do ensino das habilidades socioemocionais em estudantes brasileiros. O estudo mostrou impactos positivos em todos os domínios avaliados, apontando nos índices gerais de Habilidades Socioemocionais um aumento estatisticamente significativo de 6,7% (média) no aprimoramento dos cinco domínios das competências socioemocionais, chegando a cerca 14% nos domínios de autoconhecimento e autocontrole.

Celso Lopes de Souza – é médico pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, além de ser idealizador do Programa Semente. Atua há mais de 20 anos na área de educação, sendo autor de livros de Sistemas de Ensino e livros didáticos.

Tania Fontolan – é diretora do Programa Semente e atuou por 25 anos na área da educação - 15 anos como professora na rede pública e privada e 10 como gestora escolar da rede privada. Especialista em administração escolar, formada em História pela PUC-Camp, mestra em Antropologia Social pela Unicamp e especialista em habilidades socioemocionais.
Eduardo Calbucci – é educador e um dos fundadores do Programa Semente. Educador há mais de 20 anos, é Mestre e Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP, autor de materiais didáticos, palestrante em escolas e especialista em habilidades socioemocionais.

Sobre o Programa Semente (www.programasemente.com.br) – Com uma abordagem moderna e inovadora, o Programa Semente está presente em escolas brasileiras contribuindo para o desenvolvimento socioemocional de alunos e educadores. A partir de um material escrito por educadores, médicos e psicólogos, sua metodologia possibilita que sejam trabalhadas em sala de aula questões como sociabilidade, autoconhecimento, autocontrole, empatia e decisões responsáveis, entre outras habilidades, cada vez mais presentes no mundo do trabalho e nas principais avaliações internacionais de educação. Desta forma, o Programa Semente contribui para a alfabetização emocional.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber