Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Foliões devem ficar em alerta com bebidas alcoólicas adulteradas no Carnaval

.

O Carnaval está chegando e, com ele, o consumo de bebidas alcoólicas costuma aumentar, especialmente entre os jovens. Mas, além de ser importante consumir esse tipo de bebida com moderação, é preciso ter cuidado com a procedência do produto.

Isso porque há, por exemplo, o perigo das bebidas alcoólicas serem adulteradas com o metanol, também conhecido como álcool metílico. Usado por ser mais barato e trazer mais lucro aos vendedores, pode causar uma série de problemas de saúde se consumido em doses excessivas. O máximo de metanol permitido nos destilados, pela legislação brasileira, é 0,25 ml/100 ml, mas esse volume é desrespeitado com uma frequência maior do que se imagina.

O consumo moderado de metanol pode causar dor de cabeça e estômago, vertigens, perda ou diminuição da força física, sonolência e dilatação das pupilas. Já o consumo elevado dessa substância pode causar perda total da visão e até levar a óbito, como aconteceu neste mês de fevereiro na Índia, com a morte de 100 pessoas.

Sintomas de intoxicação com metanol

O grau de intoxicação depende da quantidade ingerida, que pode variar de 20 ml a 60 ml. Nos casos de ingestão excessiva são incluídos sintomas como:

Dor de cabeça,

Vertigens,

Embriaguez,

Astenia,

Sonolência,

Dilatação das pupilas,

Diminuição da acuidade  visual  e  cegueira, devido à degeneração das terminações da retina e do nervo óptico.

Pacientes com intoxicação mais grave podem apresentar neurite óptica, decorrente de edema no nervo óptico.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber