Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Maior superlua de 2019 ocorre nesta terça; saiba como fotografar com o celular

.

Maior superlua de 2019 ocorre nesta terça; saiba como fotografar com o celular
Maior superlua de 2019 ocorre nesta terça; saiba como fotografar com o celular

A Lua aparecerá no céu maior e mais iluminada do que o de costume nesta terça-feira (19). O fenômeno, conhecido como "superlua", ocorre quando a Lua está cheia e no perigeu, o ponto mais próximo da Terra.

O satélite atingirá essa posição às 6h07 no horário de Brasília, mas a Lua só estará completamente cheia a partir das 12h53. No entanto, só será possível avistar realmente a Lua no Brasil com o pôr do sol, às 19h02. Este período do "nascer da lua" será o melhor do dia para observar a superlua por causa de uma ilusão de ótica. E será a maior e mais brilhante Lua cheia do ano.

COMO FOTOGRAFAR COM O CELULAR?
Existem muitos equipamentos que conseguem captar toda a beleza da Lua, mas a maioria das pessoas têm apenas seus celulares e fazem fotos de maneira amadora. No entanto, fotografar a superlua usando o celular pode ser uma tarefa complicada, mas não é impossível. 

O mais importante é fazer a medição correta da luz e fotografar no melhor horário, que é antes de o céu ficar totalmente escuro. Esses são os fatores imprescindíveis para ter um bom resultado. 

A Lua é um corpo celeste muito brilhante, e como na maioria das vezes ela é fotografada durante a noite, é comum que o celular faça uma medição geral do quadro (onde 90% do espaço está escuro) e a Lua vire um borrão de luz branca. Para resolver isso é preciso colocar a medição do celular exatamente em cima da Lua. Se for um iPhone, basta colocar o quadradinho sobre o satélite. No Android, é um círculo. Se o seu celular oferecer a opção de posicionar o foco em um ponto infinito, habilite-a. Aplicativos com controles manuais também podem ser utilizados para atingir a medição correta. E um bom horário para fotografar é o momento do crepúsculo, por volta das 19 horas, quando o céu ainda está relativamente claro e a Lua já está alta e grande o suficiente para uma boa foto.

2019 terá três Superluas


Data      Distância da Terra  / Hora do perigeu antes ou depois da Lua cheia
21/01     357.344 km                     15 horas depois
19/02     356.761 km                      6 horas antes
19/03     359.380 km                      1 dias, 5 horas antes




(Com informações da Nasa,  G1 e da BBC)


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber