MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Saúde intensifica ações no Litoral contra a febre amarela

Com a confirmação da presença do vírus da febre amarela no Litoral do Paraná, em macacos encontrados mortos nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde fez duas grandes mobilizações neste sábado (26). Enviou profissionais, insumos e materiais de comunic

Da Redação

·
Família mantém carteira de vacinação em dia durante Operação no PR.
Icone Camera Foto por Reprodução
Família mantém carteira de vacinação em dia durante Operação no PR.
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2019, 13:38:00 Editado em 27.01.2019, 13:41:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a confirmação da presença do vírus da febre amarela no Litoral do Paraná, em macacos encontrados mortos nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde fez duas grandes mobilizações neste sábado (26). Enviou profissionais, insumos e materiais de comunicação para reforçar as ações e a vacinação contra a doença em Antonina e organizou uma reunião técnica em Matinhos.

continua após publicidade

O vírus da febre amarela foi confirmado em dois macacos mortos encontrados em Antonina com os resultados dos exames laboratoriais divulgados na sexta-feira(25). Antes dessa data, a Secretaria de Saúde do município já estava em alerta e intensificando a vacinação.

“Fizemos a articulação com todos os secretários e prefeitos dos municípios do Litoral, deslocamos equipes para ajudar na vacinação, junto com insumos e mais vacinas, para que pudéssemos chegar aos pontos onde estão as pessoas que precisam tomar a vacina”, destaca o diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior.

continua após publicidade

Segundo ele, é um trabalho preventivo para que mais pessoas sejam imunizadas no menor espaço de tempo. Ele justifica a urgência porque a vacina, que é a forma mais eficiente de evitar a doença, demora 10 dias para entrar em ação e proteger quem é vacinado.

O secretário de Saúde de Antonina, Odileno Garcia Toledo, confirmou que o município vem trabalhando no sentido de vacinar e orientar a população. “Estamos atentos, e esse reforço da Secretaria de Estado da Saúde é muito importante neste momento. Já tínhamos vacinado mais de 2 mil pessoas e só neste sábado, com o apoio do Estado, foram mais 1.657 pessoas”.

MATINHOS - Em Matinhos, a reunião com os municípios da 1ª Regional de Saúde (Litoral) foi para planejar as ações imediatas e traçar as estratégias que precisam ser reforçadas. Participaram diretores de hospitais, médicos e técnicos da área da saúde.

continua após publicidade

“Sabemos que é isso que a população espera, atitudes como esta, antecipando os problemas que possam ocorrer”, reforça o diretor-geral da Secretaria de Estado. “Em consonância com a nova gestão, os novos rumos que o Paraná quer, avalizando a questão da inovação para que tenhamos o SUS eficiente como a população merece”, completa.

PREVENÇÃO - A notícia da circulação do vírus da febre amarela levou muita gente aos postos de saúde, como a família de Cleverson de Freitas Ramos. As crianças – José Ricardo, de 9 anos, e Ana Carolina, de 8 – estavam com a carteirinha em dia. Assim foi a vez dos pais serem imunizados. Cleverson diz que seu trabalho o leva a muitos lugares, inclusive a áreas rurais, e precisa estar protegido. A mulher, Juliana Vaz, também tomou a vacina neste sábado (27).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde intensifica ações no Litoral contra a febre amarela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!