Cotidiano

Números de dengue aumentam no Paraná

Da Redação ·
Classificação dos municípios segundo IIP – Paraná
Classificação dos municípios segundo IIP – Paraná

O mês de dezembro tem registrado aumento no número de dengue no Paraná. O último relatório indicou uma elevação em 12% se comparada a anterior. O boletim é atualizado semanalmente. 

continua após publicidade

A incidência no Estado é de 0,58 casos por 100.000 hab. O Ministério da Saúde classifica como baixa incidência quando o número de casos  utóctones for menor do que 100 casos por 100.000 habitantes.

Os municípios que mais registraram incidência foram, na ordem,  Uraí, Amaporã, São João do Caiuá, Planaltina do Paraná, Paranavaí, Sabáudia,
Jussara, Marilena, Cafelândia, Terra Roxa, Santa Isabel do Ivaí, Santa Fé, Jataizinho, Jaguapitã, Guaíra, Terra Rica, Corbélia, Matelândia, Colorado, Astorga, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Londrina, Cambé e Arapongas.

continua após publicidade

Os municípios com maior número de casos suspeitos notificados são Londrina (755), Foz do Iguaçu (331) e Paranavaí (228).Já os municípios com maior número de casos confirmados são: Paranavaí (15), Londrina (11) e Foz do Iguaçu (10).

Outra pesquisa, essa realizada no período de 1º de outubro de 2018 a 24 de novembro  em relação ao índice de infestação predial (IIP) dos 399 municípios do Paraná mostrou que:

· 52 municípios (13%) estão classificados em situação em risco de epidemia; · 152 municípios (38%) estão em situação de alerta e;
· 176 municípios (44%) em situação satisfatória;
· 3 municípios (1%) por não serem infestados, optaram por realizar o monitoramento por armadilhas; e
· 16 municípios (4%) não enviaram informação referente ao monitoramento entomológico.  

Tags relacionadas: #Dengue #paraná