Cotidiano

Ratinho Junior e Cida Borghetti se encontram para a 1ª reunião de transição de governo

Da Redação ·
Ratinho Junior, Darci Piana, vice-governador eleito, e Cida Borghetti se encontraram para a primeira reunião de transição do Governo do Paraná — Foto: Jonas Oliveira/ Governo do Paraná
Ratinho Junior, Darci Piana, vice-governador eleito, e Cida Borghetti se encontraram para a primeira reunião de transição do Governo do Paraná — Foto: Jonas Oliveira/ Governo do Paraná

Ratinho Junior (PSD), eleito governador do Paraná, se encontrou ontem (quarta-feira 17) com a atual governadora Cida Borghetti (PP) para a primeira reunião de transição de governo. A reunião durou aproximadamente uma hora e foi realizada em Curitiba, no Palácio Iguaçu.

continua após publicidade

Ratinho venceu a eleição com 3.210.712 votos. Cida Borghetti foi a segunda colocada, recebendo os votos de 831.361 eleitores.

O início da transição, de acordo com o decreto governamental, deveria começar no dia 3 de dezembro, mas Ratinho pediu para adiantar a data para logo depois do segundo turno das eleições, que vai ser realizado no dia 28 de outubro. Ratinho disse que a governadora ficou de avaliar o pedido.

continua após publicidade

Esse início vai envolver representantes das secretarias estaduais e autarquias e indicados pelo futuro governador.

Detalhes da reunião

Ratinho Junior chegou à reunião acompanhado de Darci Piana, vice-governador eleito, e de um assessor. Por enquanto, ele não adiantou nomes que farão parte da equipe de governo.

continua após publicidade

"Foi uma conversa muito boa, muito solícita a governadora Cida. Nós viemos fazer uma visita justamente para entender qual é a maneira que ela quer conduzir essa questão da transição porque é um direito dela por ser a governadora. Obviamente ela tem que ditar a regra dessa transição", disse Ratinho.

Segundo a administração estadual, durante este processo de transição, secretários e gestores de empresas e outros órgãos públicos farão relatórios sobre projetos em andamento para executar o que está pendente e organizar informações.

Ratinho Júnior disse ainda que foi convidado para outra reunião na semana que vem com a bancada dos deputados federais para discutir emendas para o orçamento do governo federal.

continua após publicidade

Ele também argumentou que durante a reunião pediu à governadora para enviar um projeto de lei modernizando as leis de Parceria Público Privada (PPP) no Paraná. "É um trabalho que nós queremos fazer muito forte a partir do ano que vem e nós queremos que essa lei possa ser aprovada esse ano para que entre já a partir de janeiro nós possamos trabalhar essas parcerias", ressaltou o futuro governador.

Veja algumas propostas feitas por Ratinho Junior durante a campanha

continua após publicidade

Da saúde à educação: veja o que Ratinho Junior (PSD) propõe para o Paraná em cinco áreas
Ratinho Junior propõe reduzir secretarias em entrevista ao Meio-Dia Paraná

Infraestrutura: “Farei licitação internacional, que atraia investimento do mundo todo, diminuindo a chance de conluio, com consequente diminuição do preço”.

Funcionalismo: “Inovar em gestão buscando eficiência, transparência e participação do servidor nas decisões e capacitação para otimizar desempenho”.

continua após publicidade

Emprego: “Investir em infraestrutura para atração de empresas. Modernização tributária para garantir competitividade e gerar empregos”.

Formação: “Investir na formação dos professores e estimulando alunos com práticas pedagógicas antenadas com mundo contemporâneo”.

Educação: “Investimento em capacitação dos professores para qualificar o ensino e em tecnologias inovadoras de ensino”.

continua após publicidade

Turismo: “Promover imagem do PR como destino turístico, valorizar cultura e as festas regionais e atrair eventos esportivos, culturais e de negócios”.

Cultura: “Fazer parcerias e valorizar vocações locais, apoiando produção cultural de artistas e produtores nos municípios, itinerar eventos culturais”.

continua após publicidade

Segurança: “Cumprir o previsto em legislação quanto à retirada de presos de delegacias e viabilizar a construção de presídios”.

Terceira idade: “Implantar Rede de Atenção a Pessoa Idosa com ações específicas: organização do Centro de Especialidades e Plano de Cuidado Personalizado”.

Saúde: “Apoiando os municípios na Atenção Primária, promovendo a regionalização para a Atenção Secundária e criação da 5ª Macrorregião de Saúde”.

continua após publicidade
Ratinho Junior e Cida Borghetti se encontram para a 1ª reunião de transição de governo fonte: Reprodução
Ratinho Junior chega para ao Palácio Iguaçu para a primeira reunião de transição do governo — Foto: Ana Zimmermann/ RPC Curitiba

Quem é Ratinho Junior

O futuro governador do Paraná nasceu em 19 de abril de 1981, em Jandaia do Sul, no norte do estado. Filho de Carlos Roberto Massa e Solange Martinez Massa, Ratinho Junior tem atualmente 37 anos.

Ele é casado desde 2003 com Luciana Saito Massa e tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto.

Formado em marketing e propaganda, possui pós-graduação em direito de estado e especialização em administração tributária e reforma fiscal e sociedade. O empresário já trabalhou em emissoras de rádio e de TV.

Em 2002, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual, cargo que voltou a ocupar após as eleições de 2014, quando teve mais de 300 mil votos.

Ratinho também se candidatou à Prefeitura de Curitiba, em 2012, sendo derrotado por Gustavo Fruet (PDT).

Foi deputado federal por duas legislaturas, de 2007 a 2011, pelo PPS, e de 2011 a 2015, pelo PSC. Ele se licenciou do segundo mandato para assumir o cargo de secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná. Ratinho também já foi presidente do Paraná Cidade.

Fonte: G1 Paraná.