MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Coronéis reformados da PM vão comandar intervenção do governo estadual no pedágio

O governo do Paraná anunciou no final da manhã desta quinta-feira (04) intervenção nas seis concessionárias de pedágio do Paraná investigadas pela Operação Lava jato.  Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Aberlado Lupion, a interv

Da Redação

·
Foto - Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto - Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2018, 11:58:00 Editado em 04.10.2018, 13:46:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo do Paraná anunciou no final da manhã desta quinta-feira (04) intervenção nas seis concessionárias de pedágio do Paraná investigadas pela Operação Lava jato.  

continua após publicidade

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Aberlado Lupion, a intervenção será coordenada por coronéis reformados da Polícia Militar (PM), que irão fiscalizar as concessionárias a partir desta sexta-feira (5). 

"Todos os interventores serão coronéis reformados com prestígio dentro da sociedade que se apresentarão amanhã. Eles serão o olho do Estado e o olho da Justiça dentro das praças. O Ministério Público poderá recorrer a eles para qualquer informação porque nós entramos na ação. Nós hoje, o Estado, fazemos parte dessa operação", disse o secretário em entrevista coletiva. 

continua após publicidade

Lupion, no entanto, não informou quais medidas efetivas os interventores deverão adotar e, sobre a redução do valor do pedágio, disse que “vai depender da Justiça”. “O pedido foi feito pelo estado e está na mão da Justiça se o [valor do] pedágio baixa”, assinalou o secretário. 

Conforme o governo estadual, a medida anunciada nesta quinta-feira foi recomendada pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A intervenção terá prazo de 180 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Candidata à reeleição, a governadora Cida Borghetti (PP), que assinou o decreto de intervenção, não acompanhou a coletiva.  

ATUAÇÃO 

Os seis oficiais trabalharão dentro das concessionárias para impedir a continuidade dos atos ilegais e irregulares, segundo o governo estadual.

Ainda de acordo com o Governo do Paraná, os interventores vão facilitar o acesso das autoridades aos documentos das empresas e garantir respostas à Justiça dentro dos prazos.

Os interventores também vão, conforme o governo estadual, aprimorar a aferição do fluxo de veículo. Outra função deles será a instalação de um conselho local de usuários.

VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES

continua após publicidade

Tomada a três dias das eleições, a decisão do governo estadual recebeu críticas. Segundo João Arruda, candidato do MDB ao governo do Estado, a intervenção não passa de demagogia na véspera da votação. 

Segundo ele, a iniciativa causou estranheza, ainda mais faltando três dias para os paranaenses decidirem quem irá governar o Estado nos próximos três anos."Digo isto por que o marido dela (o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros) foi a pessoa que mais trabalhou pela prorrogação dos contratos do pedágio no Paraná, quando eu era coordenador da bancada (em 2015)", disse João.

LAVA JATO

continua após publicidade

A Operação Integração II, como foi batizada a 55ª fase da Operação Lava Jato, foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 26 de setembro.

Pepe Richa, irmão do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB), está entre os presos. A prisão dele, inclusive, foi convertida para preventiva– que é por indeterminado – no sábado (29).

Esta etapa da Lava Jato investiga irregularidades na concessão de rodovias pedagiadas do Paraná.

São investigados crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, estelionato e peculato em um esquema relacionado à administração das rodovias federais no Paraná, no chamado Anel da Integração. (Com informações do G1 Paraná e Gazeta do Povo)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Coronéis reformados da PM vão comandar intervenção do governo estadual no pedágio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!