MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

MP emite recomendação para garantir atos pacíficos pró e contra Bolsonaro

O Ministério Público do Paraná expediu nesta sexta-feira (28), recomendação administrativa dirigida à governadora do Estado com o objetivo de assegurar que as manifestações previstas para ocorrerem em todo o estado neste sábado (29) sejam realizadas de fo

Da Redação

·
MP emite recomendação para garantir atos pacíficos pró e contra Bolsonaro
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2018, 17:04:00 Editado em 28.09.2018, 18:21:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Paraná expediu nesta sexta-feira (28), recomendação administrativa dirigida à governadora do Estado com o objetivo de assegurar que as manifestações previstas para ocorrerem em todo o estado neste sábado (29) sejam realizadas de forma pacífica.

continua após publicidade

No documento, que também é dirigido ao secretário de Estado da Segurança Pública, ao Comando-Geral da Polícia Militar e ao delegado-geral da Polícia Civil, o MPPR recomenda que os órgãos garantam o direito à realização de manifestações públicas pacíficas nos locais definidos e acompanhem a realização dos atos, intervindo somente se necessário para garantir a segurança de seus participantes. Nos casos em que houver necessidade de atuação repressiva das polícias Civil e Militar, deverão ser observados os meios adequados e proporcionais de contenção, evitando-se o uso de qualquer espécie de armamento, salvo em caso de necessidade inafastável.

Além disso, os policiais civis e militares devem ser orientados para que, nas abordagens policiais – que só devem ocorrer se motivadas por critérios objetivos –, a revista seja realizada por agentes do mesmo gênero da pessoa abordada, sem qualquer tipo de tratamento vexatório ou discriminatório.

continua após publicidade

Outro item do documento recomenda que a atuação da imprensa durante a realização dos atos, bem como a captação de imagem e som por qualquer pessoa, não seja impedida, devendo as forças de segurança se abster de apreender equipamentos de áudio, foto e vídeo dos manifestantes.

Ao expedir a recomendação, assinada pela Procuradoria-Geral de Justiça e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, o Ministério Público do Paraná destaca a previsão constitucional de livre manifestação do pensamento e a necessidade de não haver criminalização das manifestações populares, bem como de qualquer setor da sociedade civil que delas participam, sem prejuízo das individualizações e do empenho na apuração dos ilícitos penais eventualmente cometidos, seja por civis ou militares.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "MP emite recomendação para garantir atos pacíficos pró e contra Bolsonaro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!