O eclipse lunar mais longo do século XXI, que terá um total de 102 minutos, poderá ser observado no próximo dia 27 (sexta-feira). Será possível observar desde a América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania, e durante a totalidade, será possível comprovar que a lua não desaparece de vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.
O Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC, no arquipélago espanhol no Atlântico) transmitirá ao vivo através do canal sky-live.tv. A transmissão será realizada com a colaboração do projeto europeu STARS4ALL e do Observatório de altas energias HESS.
Os eclipses lunares acontecem quando o satélite terrestre é ocultado pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses, porque a órbita lunar está inclinada com relação à da Terra (elíptica).
Ao contrário dos eclipses solares, os lunares são visíveis de qualquer lugar do mundo, uma vez que a lua está sobre o horizonte no momento do eclipse, explicou o Instituto de Astrofísica das Canárias. O eclipse total de lua máximo estará centrado no Oceano Índico.
O eclipse começa às 15h24 (horário de Brasília) e terá seu auge às 16h30 (também horário de Brasília). O término está previsto para às 17h22.
Outro evento como este só acontecerá seis meses depois, em janeiro de 2019.
Deixe seu comentário sobre: "Eclipse lunar desta sexta-feira será o mais longo do século"