MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cuidado com 'Momo', o desafio do WhatsApp que rouba suas informações pessoais

"Momo", uma lenda urbana que se tornou viral entre jovens e adolescentes na Internet, pode ser uma armadilha para roubar informações pessoais de usuários incautos. Alerta nesse sentido foi feito por diversos especialistas em segurança cibernética.A figura

Da Redação

·
Foto: Reprodução/Sputnik
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Reprodução/Sputnik
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.07.2018, 15:42:00 Editado em 18.07.2018, 15:57:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

"Momo", uma lenda urbana que se tornou viral entre jovens e adolescentes na Internet, pode ser uma armadilha para roubar informações pessoais de usuários incautos. Alerta nesse sentido foi feito por diversos especialistas em segurança cibernética.

continua após publicidade

A figura utilizada por Momo é uma escultura que pertence ao museu Vanilla Gallery, no distrito de Ginza, em Tóquio. É um personagem estranho que viralizou nas redes sociais, em grande parte pelas numerosas publicações feitas por blogueiros, tweeters e youtubers. 

O desafio é se comunicar com 'Momo' através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Uma vez contatado, 'Momo' pode responder com ameaças violentas e até demonstrar que tem acesso a informações pessoais da pessoa.

continua após publicidade

Basta colocar o número de telefone na busca das redes sociais como Facebook e Instagram para saber todos os dados pessoais do proprietário, dependendo da privacidade da conta.  Mesmo com todos esses riscos, há pessoas que conseguem se divertir.

Engenharia social
"São técnicas que chamamos de engenharia social, onde tentamos enganar o usuário, neste caso, aproveitando a curiosidade de saber o que acontece se você escrever esse número e ao fazê-lo, as informações pessoais são repassadas", detalha o chefe do departamento latino-americano da empresa de segurança cibernética ESET, Camilo Gutiérrez.

Recomendações
Para evitar ser vítima desses tipos de armadilhas, os especialistas recomendam manter suas contas nas redes sociais fechadas ao público em geral, ter apenas pessoas conhecidas na lista de amigos e compartilhar o mínimo possível de informações pessoais.

Com informações do El Espectador e Agência de Notícias Sputnik

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cuidado com 'Momo', o desafio do WhatsApp que rouba suas informações pessoais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!