SBC alerta: 170 mil pessoas já morreram de doenças cardiovasculares no Brasil em 2018 - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

SBC alerta: 170 mil pessoas já morreram de doenças cardiovasculares no Brasil em 2018

Imagem ilustrativa - Foto: iStock.com/Getty Images
Foto por
Escrito por DA REDAÇÃO
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

No Brasil, a principal causa de mortalidade ainda são as doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% do total de óbitos. Somente no primeiro trimestre de 2018, mais de 170 mil pessoas já morreram em decorrência de alguma doença cardiovascular, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Prevenir essas mortes, sobretudo as precoces, que ocorrem antes dos 70 anos de idade, é um dos desafios dos cardiologistas e será o principal tema abordado durante o 45º Congresso Paranaense de Cardiologia, que acontece nos dias 27 e 28 de julho, no Expo Unimed, em Curitiba. “Os debates serão em torno da importância da educação da população sobre hábitos saudáveis de vida, estratégias de diagnóstico precoce e rápido tratamento em casos de infarto agudo do miocárdio de acordo com técnicas que seguem as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia”, destaca o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vítola.

Neste ano, essa interação por meio da discussão da prática clínica tem destaque na programação. Serão apresentados casos sobre hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, miocardiopatias, angioplastia, implante de CDI, troca valvar aórtica percutânea, revascularização, entre outros. “É uma oportunidade para os cardiologistas conversarem sobre os assuntos com os seus colegas, atualizar conhecimentos e tirar dúvidas dos problemas do dia a dia de casos clínicos com a orientações dos especialistas da área”, afirma Luiz Antonio Fruet Bettini, presidente do 45º Congresso Paranaense de Cardiologia. Seguindo esse formato mais prático, será oferecido um curso de Eletrocardiografia.

Relação com outras doenças

As relações entre a depressão e ansiedade e doenças cardiovasculares também fazem parte da programação, assim como a atenção primária, arritmias cardíacas e importância do diagnóstico de imagem. O fortalecimento da formação acadêmica é outro tema que será enfatizado e contará com uma novidade: a formação de um Conselho de Ligas da Sociedade Paranaense de Cardiologia.  

Palestrantes

As palestras e discussões contarão com a presença de cardiologistas nacionais e internacionais, com a presença confirmada de Fernando Mut, diretor do departamento de Medicina Nuclear da Associação Espanhola, em Montevidéu (Uruguai), para falar sobre avaliação em pacientes com suspeita de doença arterial coronariana e as interações entre o cérebro e as doenças cardíacas; Protásio Lemos, cardiologista Faculdade de Medicina do Instituto do Coração, que estará na conferência magna falando sobre aterosclerose e morte súbita; Marcio Sommer Bittencourt, cardiologista da Universidade de São Paulo, falando sobre exames de imagem na estratificação de risco; Danielle Gualandro, cardiologista do Incor, apresentando casos clínicos pré-operatórios e de antiagregação e anticoagulação; e Roberto Costa, cirurgião cardiovascular do Hospital Sírio- Libanês, que abordará os avanços no tratamento com cardioversor e desfibrilador implantável.

A programação completa está disponível no site www.cardiolpr.com.br

Inscrições abertas

As inscrições para o evento estão abertas de devem ser feitas no site www.cardiolpr.com.br. Podem participar cardiologistas, profissionais de outras áreas interessados no tema e acadêmicos de medicina. Mais informações pelo telefone (41) 3022-1247.

SERVIÇO: 45º Congresso Paranaense de Cardiologia
Data: 27 e 28 de julho
Horário: 8h30 às 18h
Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido

Mais informações e inscrições no site www.cardiolpr.com.br ou pelo telefone (41) 3022-1247   

Deixe seu comentário sobre: "SBC alerta: 170 mil pessoas já morreram de doenças cardiovasculares no Brasil em 2018"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.