Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas

NASA capta imagens de asteroide raro que representa risco à Terra; veja vídeo

.

Image Background

Cientistas da NASA confirmaram na quinta-feira (12) o recebimento das primeiras fotos de um asteroide próximo à Terra, 2017 YE5, que os astrônomos descobriram ser um objeto binário (cada metade do qual tem origem e composição diferentes).

O asteroide foi descoberto em dezembro de 2017 pelo Observatório Oukaimeden, no Marrocos. O corpo celeste está no catálogo PHA (Potentially Hazardous Asteroids, Asteroides Potencialmente Perigosos, em português) — a lista de objetos que representam uma ameaça potencial para a vida terrestre

Para integrar lista, um corpo celeste deve se aproximar da Terra a uma distância de pelo menos oito milhões de quilômetros, ser suficientemente grande para não se destruir na atmosfera e ser capaz de causar uma catástrofe pelo menos a nível regional.

Aproximação
O 2017 YE5 se aproximou outra vez da Terra em junho deste ano, passando a uma distância de 6 milhões de quilômetros do nosso planeta, possibilitando aos astrônomos da NASA uma chance única de estudar sua estrutura e forma do asteroide.

Com informações do portal da NASA