Um show celeste está programado para começar nesta sexta-feira (22). A chuva de meteoros Bootids de Junho deve atrair os olhares dos amantes de astronomia que já devem começar a observar o céu a partir de hoje. O fenômeno chegará ao seu ápice na próxima quarta-feira (27), por volta das 21 horas, e segue até 2 de junho em atividade.
Embora sejam observados usualmente entre um e dois meteoro por hora, há ocasiões em que o número de eventos pode chegar a cem meteoros por hora.
Conforme o calendário oficial da Organização Internacional de Meteoros (IMO), além da Bootids acontece outra fenômeno neste mês, a Arietids.
A chuva de meteoros Atietids acontece na constelação de Áries logo após o amanhecer e nos primeiros raios de Sol do dia. Sua atividade começou dia 14 de maio e vai até domingo (24/06). A Taxa Horário Zenital – THZ é de 30 meteoros por hora e a velocidade de entrada é de aproximadamente 38 km/s.
Segundo o site de monitoramento de meteoros Exoss Citizen Science Project, neste mês também estão em atividade a Corvids, que acontece na constelação Corvo, que vai de 25 de junho a 3 de julho. E a Scutids de junho, na constelação Escudo, que começou no dia 2 e segue até 29 de junho.
Scutids de junho Escudo 2 de junho a 29 de julho. O ápice acontece entre 27 e 28 de junho.
As chuvas de meteoros serão visíveis em todo Brasil.
(Com informações do site de monitoramento de meteoros EXOSS Citizen Science Project)
Deixe seu comentário sobre: "Chuva de meteoros Bootids começa nesta sexta e tem ápice em 27 de junho"