MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Dias frios exigem atenção redobrada com aquecedores a gás

Com a queda das temperaturas a tendência é que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo para manter o calor dentro de casa. Mas para quem possui equipamentos a gás o cuidado precisa ser redobrado. Ambientes mal ventilados se tornam o cen

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.06.2018, 23:10:00 Editado em 20.06.2018, 23:09:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a queda das temperaturas a tendência é que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo para manter o calor dentro de casa. Mas para quem possui equipamentos a gás o cuidado precisa ser redobrado. Ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e sem cheiro, este gás é de difícil percepção e sua inalação pode ser fatal.

continua após publicidade

Para evitar acidentes é fundamental que a manutenção dos equipamentos seja feita a cada seis meses, ou de acordo com as indicações do fabricante. Segundo o gerente de Serviços ao Cliente da Paranaense de Gás (Compagas), com Hamilton Azevedo, alguns cuidados básicos precisam ser tomados.

“Os equipamentos a gás devem ser mantidos em bom estado de conservação, estar sempre com a manutenção em dia e instalados em locais com ventilação adequada. Essas recomendações valem para o ano todo, mas no inverno, quando as pessoas permanecem por muito tempo em lugares fechados, é preciso ter ainda mais atenção”, alerta.

continua após publicidade

A falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás - principalmente aquecedores de água - são, segundo o Corpo de Bombeiros, as maiores causas de acidentes com monóxido de carbono em edificações. Por isso, é indicado verificar as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água; a pressão; os bicos de entrada do gás e da água, além dos queimadores. “O local ideal para a instalação dos aquecedores a gás é a área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa”, explica Azevedo.

Outro fator importante para garantir a segurança no uso dos equipamentos é assegurar, durante a execução dos projetos de engenharia, a ventilação adequada das áreas onde estes aparelhos serão instalados, assim como a correta instalação das chaminés, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma da ABNT que descreve as medidas necessárias para a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizam gás combustível é a NR 13103.

DICAS DE SEGURANÇA - Com algumas medidas simples, a Compagas orienta sobre como utilizar os aparelhos de forma correta:

continua após publicidade

- Verifique se a chama dos equipamentos é de cor azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o funcionamento pode estar comprometido. Neste caso, chame um profissional qualificado para que revise o aquecedor e a ventilação.

- Certifique-se de que as saídas dos gases estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.

- Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. É perigoso.

continua após publicidade

- Esteja atento à vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido é aconselhável sua substituição.

SOBRE A COMPAGAS - Concessionária responsável pela distribuição de gás natural Paraná, a empresa de economia mista tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5%, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.

Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas atende clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí, Castro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dias frios exigem atenção redobrada com aquecedores a gás"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!