Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

WhatsApp será bloqueado em todo o país a partir da meia noite: verdade ou mentira?

.

WhatsApp não será bloqueado. Foto: Reprodução
WhatsApp não será bloqueado. Foto: Reprodução

Sidney da Kairos

Uma notícia de que o WhatsApp seria bloqueado se espalhou por todo o país nos últimos dias. A informação dava conta de que o aplicativo de mensagens seria suspenso por 48 horas em função da greve dos caminhoneiros. Contudo, trata-se de mais uma fake news (notícia falsa) que ganhou força nas redes sociais.

Em uma das versões da mensagem, o governo teria determinado a suspensão do serviço para dificultar a comunicação dos caminhoneiros (medida que não lhe caberia por lei), outra diz que a Justiça ordenou o bloqueio por dois dias a partir da meia noite deste domingo (3). Além dessas, várias outras versões foram disseminadas, inclusive com erros de português. 

O assunto foi tão comentado que ficou na lista do Google Trends, que destaca temas mais procurados na internet. 

Alguns usuários acreditaram nas mensagens devido ao tom de legitimidade de algumas mensagens que estavam acompanhadas com vídeos antigos da Globo e da Globo News. Várias pessoas alegaram que receberam um link do portal G1, em que aparece uma reportagem sobre a determinação. Contudo, muitos internautas não percebem que se trata, na verdade, de reportagens de dezembro de 2015.

Na época o aplicativo de mensagens teve seu bloqueio determinado pela Justiça, uma vez que não atendeu a um pedido de colaboração para uma investigação criminal. A orientação é que os usuários fiquem atentos, não só em relação a esta mensagem, mas também em relação aos outros boatos que correm nas redes sociais. 

Sempre que alguma mensagem suspeita se espalhar repentinamente tente checar a informação antes de compartilhar nos grupos de WhatsApp e outras redes sociais. 

(Com informações do G1 e Exame)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber