Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes são realizadas em Cambira

.

Neste mês de maio, a Prefeitura de Cambira está realizando diversas ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Na quinta-feira (17) ocorreu a I Mostra Cultural Temática: “Violência Não!” para crianças e adolescentes matriculados na rede de Ensino Fundamental e do Projeto Viva Vida da Apmif.  O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social e Autarquia Municipal de Educação e contou com a parceria e comprometimento de todos os profissionais da área, diretores, professores, pedagogos, coordenadores, psicólogos e assistentes sociais.

“Estou muito contente pela assistência social ter atingido os objetivos almejados, e por conseguirem unir tão bem as atividades dentro da rede, destaco o empenho e dedicação dos professores que participaram da mostra e do Projeto Tartanina. A participação da educação foi fundamental para alcançar a finalidade pretendida. Me surpreendi com o resultado e a criatividade das crianças, as apresentações da mostra cultural foram incríveis”, ressaltou o prefeito de Cambira, Emerson Toledo.

A secretária municipal de trabalho e ação social, primeira-dama, Vanessa Marques, também ficou satisfeita com o resultado e considera que objetivo principal do projeto foi alcançado. “Dentre as ações que estão ocorrendo no mês de maio, em relação à campanha de mobilização ao combate à violência contra a criança e adolescente, acredito que o objetivo proposto foi alcançado, que é valorizar a capacidade crítica e criativa dos pequenos, que são sujeitos de direitos. Fiquei muito feliz e satisfeita com o resultado”, enfatizou.

18 de maio: Dia Nacional de Combate 
Dezoito de maio (hoje) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e Adolescentes e a prefeitura de Cambira promoveu ações visando a prevenção, proteção e a denúncia contra todas as formas de violência. Dentre as medidas está a mostra cultural que consolidou-se num espaço de valorização do protagonismo infanto-juvenil com a realização de atividades culturais e pedagógicas sobre o tema e exposição dos trabalhos relacionados ao projeto Tartanina.

Crianças e adolescentes tiveram a possibilidade de planejar, pesquisar e refletir sobre o tema por meio de apresentações culturais, exposição de cartazes e do material relacionado ao projeto “O Segredo de Tartanina” com a mediação do professor.

A exposição dos trabalhos na mostra cultural temática alcançou o objetivo proposto, possibilizando dar voz ao protagonismo infanto-juvenil, sensibilizando sobre o tema com atitudes criativas e lúdicas, ao mesmo tempo que promoveu o desenvolvimento da consciência crítica e social de crianças e adolescentes.

Programação
Na próxima terça-feira (22), acontece o Programa Saúde na Escola pelo Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF), direcionado para adolescentes entre 12 a 18 anos matriculados no Colégio Estadual Rosa Delucia Calsavara e Colégio Estadual Cesar Lattes com a realização de palestras sobre violência e socialização de folders para as famílias de crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil. 

Dia 28 de maio haverá o I Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente, para os profissionais da Rede Municipal e Regional de Atendimento à Criança e o Adolescente, o evento terá a contribuição do Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Apucarana, sr. Caio Bergamo Arcangelo Marques e com a Pós Doutora em Educação Escolar, sra. Eliane Rose Maio da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo do Seminário é capacitar os profissionais e fortalecer a rede de atendimento em âmbito regional envolvendo o Ministério Público, Conselho Tutelar, Autarquias de Educação e Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.

A prefeitura por meio da Rede Socioassistencial de Atendimento à Criança e o Adolescente está promovendo no mês de maio, um movimento de sensibilização e combate à violência desenvolvendo estratégias que possam alcançar toda a sociedade e principalmente as crianças e adolescentes do Município. 

De acordo com organização, o foco deste ano é valorizar o protagonismo infanto-juvenil no desenvolvimento de práticas político-pedagógicas de prevenção e combate à violência contra a criança e o adolescente, por meio da organização de ações que possam respeitar e dar voz a crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que possibilita o desenvolvimento da consciência crítica e social sobre o tema.
 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber