Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Cohapar entrega chaves de novas moradias na região central

.

Quarenta e uma famílias de pequenos produtores rurais de Cândido de Abreu e Turvo, na região central do Paraná, receberam nesta quinta-feira (10) as chaves de suas novas moradias. Elas foram beneficiadas por um trabalho integrado do Governo do Estado com o governo federal e as prefeituras, com investimentos que chegam a R$ 1,2 milhão.

Os imóveis possuem 47 metros quadrados e são divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço interna. Com os subsídios do poder público aplicados no projeto, cada família arcará com apenas 4% do valor de cada unidade, pago em quatro prestações de R$ 285 ao ano financiadas pelo Banco do Brasil.

TRABALHO INTEGRADO - A participação do Governo do Paraná na iniciativa envolve a assessoria técnica da Cohapar, responsável pela elaboração do projeto arquitetônico, acompanhamento e fiscalização das obras. A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a Emater também exercem um papel ativo no cadastramento, seleção e prestação de assistência às famílias durante todo o processo de construção das casas.

De acordo com o diretor de Serviços Governamentais da Cohapar, Alceu Swarowski, a política habitacional do Governo do Estado iniciada em 2011, que resultou no atendimento de mais de 13 mil famílias rurais com novas casas, será mantida e ampliada pela governadora Cida Borghetti.

"A oferta de condições dignas de moradia faz parte do processo de resgate social da população mais carente e esse é o entendimento da governadora, por isso vamos ampliar ainda mais as parcerias com os municípios e a União neste sentido", afirmou.

CONTINUAR NO CAMPO - O produtor rural José Jarenczuk, de 58 anos, foi um dos beneficiados pela entrega de 30 casas em Cândido de Abreu. A precária casa de madeira onde ele morava com a mulher até o momento foi a única que ele conheceu como lar a vida toda.

Herdada dos pais após o casamento, a família passou por momentos difíceis na antiga residência. "Eu coloquei uns calços de madeira em baixo pra sustentar a casa e mesmo assim tinha dia que até dava medo ficar dentro com medo dela cair", diz José. "A renda que a gente tira da produção de feijão e milho nunca foi suficiente pra reformar ou construir uma nova", afirmou.

Emocionado com a perspectiva de mudança, José não tem planos de deixar a propriedade familiar. "Agora melhorou bastante a situação, ficou bem mais confortável e fácil de cuidar. Estou muito feliz aqui".

INVESTIMENTOS EM HABITAÇÃO
Para Jerônimo do Rosário, prefeito de Turvo, onde foram entregues 11 unidades do programa, os investimentos em habitação rural são essenciais para o desenvolvimento econômico e social da população.

"Turvo possui um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e uma vocação agrícola, por isso é de fundamental importância que projetos como este, que melhoram a qualidade de vida dos agricultores familiares, continuem a acontecer", afirmou. "Por isso, já estamos trabalhando em parceria com a Cohapar na viabilização de novos projetos para a construção de mais casas, tanto na cidade quanto no campo", acrescentou o prefeito.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber