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Paraná participa de avaliação internacional de estudantes

Trinta e três escolas paranaenses das redes pública e privada participam neste mês de maio do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa, na sigla em inglês. Estudantes responderão a questões nas áreas de leitura, matemática e ciências, com

Da Redação

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Paraná participa de avaliação internacional de estudantes
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Escrito por Da Redação
Publicado em 08.05.2018, 13:52:00 Editado em 08.05.2018, 13:54:00
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Trinta e três escolas paranaenses das redes pública e privada participam neste mês de maio do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa, na sigla em inglês. Estudantes responderão a questões nas áreas de leitura, matemática e ciências, com um número maior de perguntas sobre leitura, foco da avaliação este ano.

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Também serão aplicados questionários aos professores, diretores, pais e aos próprios estudantes para coletar informações sobre o ambiente em que eles vivem e estudam. Os indicadores são utilizados para discussões nacionais quanto à qualidade da educação, além de comparar a atuação dos estudantes e o ambiente de aprendizagem entre diferentes países.

“O Pisa avalia o preparo dos estudantes com idade em torno de 15 anos para a vida adulta, além de identificar o letramento em Leitura, Ciências e Matemática. Ele também coleta informações contextuais sobre práticas educativas nos países participantes”, explica a coordenadora de Planejamento e Avaliação do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação do Paraná, Katya Prust. Os indicadores serão divulgados em 2019.

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Foram selecionadas 661 escolas brasileiras para participar da avaliação este ano, com uma amostra de 33 estudantes em cada uma. As provas e questionários são aplicados em cerca de 80 países a cada três anos.

PROVAS – As provas são realizadas em um computador, mas sem conexão à internet. Um técnico instala a prova eletrônica, utilizando um pen drive, e uma vez concluída arquiva os dados e depois os transfere. Os questionários são respondidos online pelos estudantes, professores e diretor. Somente os pais recebem previamente uma versão impressa que deve ser levada pelo estudante para a escola no dia das provas do Pisa.

Os estabelecimentos de ensino que vão participar já foram comunicados e estão se preparando. “Nossos alunos ficaram bem curiosos quando foram avisados. Eles não conheciam o Pisa, então estamos explicando sobre a importância da avaliação, os motivando para participarem”, diz a Elaine Cristine da Cruz, diretora do Colégio Estadual Dias da Rocha, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. “Vamos estar com tudo pronto para os dias das provas”, garante.

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FORMAÇÃO – O Pisa é coordenado mundialmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação.

O Inep contratou o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para selecionar coordenadores estaduais responsáveis pela contratação dos aplicadores das provas e questionários.

No Paraná, os 28 aplicadores se reuniram em Curitiba no início do mês para uma formação promovida pela Secretaria da Educação em parceria com a UFJF/CAED. A capacitação foi acompanhado pela representante do Inep, Rita Lemos.

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