Quase 30 anos depois da dengue ter se instalado no Brasil e apesar de todo o conhecimento sobre o ciclo do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, a doença ainda é um problema de saúde pública. Nesta semana mais uma pessoa morreu de gripe no Paraná neste ano, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) na quinta-feira (18). No total, já são cinco óbitos e 31 casos confirmados. Até o último informe, do dia 11 de abril, eram quatro mortes.
Este novo óbito que consta no boletim desta semana aconteceu em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste.
Cidades onde foram registradas as cinco mortes:
Ampére, sudoeste ( H1N1)
Santa Izabel do Oeste, sudoeste (H1N1)
Foz do Iguaçu, oeste (H3N2)
Santa Terezinha de Itaipu, oeste (H3N2)
Cafezal do Sul, noroeste (H3N2)
Epidemia em São João do Ivaí
O boletim da dengue divulgado nesta semana pela Sesa apontou São João do Ivaí como a a primeira cidade do Paraná em situação de epidemia por dengue. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou para 61 o número de casos confirmados da doença no município.
Com os novos casos, a taxa de incidência é de 0,05 por 100 mil pessoas. A classificação de epidemia equivale índices a partir de 0,03 por 100 mil. A Sesa disponibilizou para a cidade um carro ‘fumacê’ que começou a trabalhar na última sexta-feira na aplicação de inseticida.
Mortes em 2017
Em 2017, conforme a Sesa, houve 592 mortes por gripe no estado. Entre janeiro e abril, foram 26 casos confirmados e um óbito, ainda segundo a pasta.
Campanha de vacinação
A campanha nacional de vacinação contra gripe vai começar na segunda-feira (23).
Deixe seu comentário sobre: "Saúde registra 5ª morte por gripe em 2018 no Paraná"