Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Jardins verticais são alternativa à falta de espaço

.

Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos. Suas aplicações se dão tanto nas paredes internas como em muros externos. A ideia dos jardins verticais é otimizar espaços, aproveitando-os ao máximo. Por isso é uma opção para quem tem pouco verde em ambientes pequenos, por exemplo.

Deste modo, o ideal é localizar uma estrutura vertical que dará suporte ao jardim, pode ser qualquer superfície vertical, como um pallet ou qualquer outra estrutura improvisada. Deve-se levar em consideração, ao escolher o local, que os jardins verticais precisam de manutenção de tempos em tempos e o local mais ou menos ensolarado vai influenciar no tipo de plantas que puderem ser cultivadas ali.A estrutura é um ponto bastante importante, mais que a própria superfície em que ela ficará fixada. Um jardim suspenso pode ser feito com materiais como treliças e vasos, fibras de coco e até garrafas pet.

A treliça, por exemplo, é uma estrutura metálica que ficará presa a parede livre. Nela é possível pendurar vasos em posição de meia lua.Já a técnica com garrafas plásticas é mais sustentável e utiliza material reciclável para composição do jardim. Neste caso, é uma opção para que tem uma área grande a ser explorada.As garrafas pet podem ficar suspensas ou amaradas, utilizando cordas de varais e outro tipo de material que possa sustentá-las. Os jardim verticais permitem o plantio das mais diversas culturas, por isso as opções são bastante amplas.No entanto, para escolhê-las é preciso pensar na quantidade de luz que precisam receber. Se você tem um espaço pouco iluminado pelo sol, pode ser que algumas espécies não consigam sobreviver ali, por exemplo.

Como as plantas ficarão em vasos, na maioria dos casos, é ideal optar por aquelas que tenham raízes mais superficiais, que pode ser encontrado em peperômias e dinheiro-em-penca, por exemplo.É bastante comum o uso de trepadeiras em jardins verticais, por não precisarem de um espaço muito profundo para que as raízes sejam desenvolvidas, ideais para os vasinhos.Além disso, elas crescem de forma bastante ágil, então em pouco tempo o jardim já estará preenchido.Quanto mais espécies usadas, mais bonito ficará o espaço. Prefira plantas que são adaptáveis e mais fáceis de cuidar e lembre-se que um jardim bonito precisa de cuidados constantes de adubação, rega e substituição de plantas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber