MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Conselho estuda ações de combate à violência contra a mulher

Os quatro estados que formam o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) apresentaram levantamentos sobre violência contra a mulher em área de fronteira, para a constituição de políticas públicas comuns. O encontro das comissões de Políticas

Da Redação

·
Conselho estuda ações de combate à violência contra a mulher
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.04.2018, 18:05:00 Editado em 04.04.2018, 18:06:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os quatro estados que formam o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) apresentaram levantamentos sobre violência contra a mulher em área de fronteira, para a constituição de políticas públicas comuns. O encontro das comissões de Políticas para as Mulheres e de Segurança Pública ocorreu nesta terça e quarta-feira (3 e 4), em Florianópolis.

continua após publicidade

A coordenadora da Política da Mulher da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Machado, representou o Paraná na reunião. “Várias propostas de políticas públicas integradas foram discutidas. Assim que desenhados os planos de ação conjunta eles serão submetidos aos governadores para análise e validação”, disse.

O Codesul é formado também pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O primeiro estado a assumir a coordenação da Comissão Permanente de Políticas para Mulheres foi o Paraná, em 2016. Na reunião desta semana a coordenação passou de Santa Catarina para o Mato Grosso do Sul.

continua após publicidade

Os quatro estados apresentaram os números levantados, para diagnóstico social e sobre violência contra as mulheres na área de fronteira. “O Paraná, além de apresentar seus números, mostrou atividades já desenvolvidas para enfrentar o problema, como as ações do programa Família Paranaense”, comentou Ana.

A representante do Paraná também citou o Ônibus Lilás, unidade móvel de atenção à violência contra mulheres, e o dispositivo de segurança preventiva – botão do pânico – como instrumentos já implantados no Estado, especificamente para proteger os direitos femininos em casos de agressão.

“Também promovemos duas campanhas direcionadas à conscientização das mulheres e ampliamos o alcance do Benefício Eventual, previsto na assistência social, para abrigar mulheres em situação de risco”, destacou Ana Cláudia.

As campanhas citadas alertaram para tipos invisíveis de violência e reforçaram a importância de não se calar diante de casos de agressão ou de coação. A Coordenação da Política da Mulher incentivou a criação dos conselhos municipais dos direitos da mulher, que passaram de oito para 86 desde 2011.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho estuda ações de combate à violência contra a mulher"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!