Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Lua Cheia durante a Páscoa só daqui quatro anos

.

Lua ilumina céu desta sexta-feira no Rio (Foto: Marcos Serra Lima/G1)
Lua ilumina céu desta sexta-feira no Rio (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Aficionados por astronomia perceberam que neste ano o Sábado de Aleluia coincidiu com o início da Lua Cheia. Esse fenômeno é menos comum do que se imagina. No período de 100 anos a Páscoa enluarada aconteceu apenas quatro vezes. 

A Lua tem muito a ver com a Semana Santa. Por meio das fases são marcados tanto o Domingo de Páscoa quanto o carnaval. Por definição, comemora-se a ressurreição de Cristo no domingo seguinte à primeira Lua Cheia do outono (ou primavera, no Hemisfério Norte).

Ao analisar o calendário de 1951 a 2050, no total serão 28 vezes em que a Lua Cheia coincide com a Semana Santa, 14 caíram no Sábado de Aleluia, como agora em 2018. Dez vezes foram na Sexta da Paixão, e somente quatro coincidiram no Domingo de Páscoa.

A Lua também determina o período do Carnaval. Uma vez determinado o Domingo de Páscoa, conte sete domingos para trás e você terá o fim de semana de Momo.

2018 é um ano raro
A Lua de cheia de 31 de março faz de 2018 um ano raro, pois este é um ano com duas Luas cheias Blue Moon. A primeira Blue Moon deste ano ocorreu em 31 de janeiro e a segunda 31 de março. Só no mês de março a Lua Cheia aconteceu duas vezes.

Isto é realmente especial e só ocorre 3 a 5 vezes em um século. O último ano que teve a situação de dupla Blue Moon foi o de 1999. O próximo ano que terá dois meses com duas Luas cheias, portanto com duas Blue Moon como em 2018, será daqui a 19 anos, em 2037.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber