MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Surto de conjuntivite afeta 647 pessoas e acaba com estoque de colírios em Cianorte

Um surto de conjuntivite em Cianorte, no noroeste do Paraná, fez com que os estoques de colírios de farmácias públicas e particulares fossem esgotados no município. De acordo com o último balanço, divulgado na tarde de quinta-feira (22) pela Secretaria de

Da Redação

·
FOTO: RENE DROUYER - RF - THINKSTOCK/IMAGEM ILUSTRATIVA
Icone Camera Foto por Reprodução
FOTO: RENE DROUYER - RF - THINKSTOCK/IMAGEM ILUSTRATIVA
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.03.2018, 10:13:00 Editado em 23.03.2018, 11:09:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um surto de conjuntivite em Cianorte, no noroeste do Paraná, fez com que os estoques de colírios de farmácias públicas e particulares fossem esgotados no município. De acordo com o último balanço, divulgado na tarde de quinta-feira (22) pela Secretaria de Saúde, 647 pessoas foram diagnosticadas com a doença desde 12 de março.

continua após publicidade

Os médicos receitam até dois colírios, dependendo do tipo de conjuntivite: um lubrificante e outro antibiótico ou anti-inflamatório. Na rede pública da cidade, não há mais o medicamento. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, novas doses de colírios foram encomendadas e devem ser entregues na semana que vem.

Luana Morelli, chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica da cidade explicou que a compra de medicamentos é baseada no histórico de consumo. “Nesses meses, nos anos de 2016 e 2017, o consumo foi em torno de 50 a 60 frascos por mês. Só agora, entre fevereiro e março, a gente consumiu mais de 200 frascos por conta deste surto”, detalhou.

continua após publicidade

Em uma das farmácias particulares de Cianorte, em menos de dez dias, o estoque também acabou. Eles conseguiram repor só o colírio antibiótico.

Mais de 150 atendimentos no final de semana
Só no último fim de semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fez mais de 150 atendimentos a pessoas com a doença em Cianorte. Por conta disso, que as secretarias estadual e municipal de Saúde afirmaram que a cidade está passando por um surto da doença. Para fazer um controle maior, a Secretaria de Saúde do município está fazendo um mapeamento os casos.

Transmissão
O vírus pode ficar até 4 dias encubado, ou seja, a pessoa está com a doença, não tem sintomas, mas pode transmitir. A melhor forma de prevenir a doença é lavar bem as mãos e não colocá-las nos olhos. 

continua após publicidade
Surto de conjuntivite afeta 647 pessoas e acaba com estoque de colírios em Cianorte
Foto por Reprodução

Olhos vermelhos, doloridos e sensíveis à luz são sintomas da conjuntivite
Foto: Reprodução/TV Integração

A conjuntivite viral dura em média sete dias, mas pode chegar até 15 ou mais, dependendo do caso. Ela é altamente contagiosa, causa fotofobia e sensação intensa de corpo estranho. Dependendo do vírus pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe.

Já a conjuntivite alérgica tem como principal sintoma a coceira. A coceira é intensa e recomenda-se evitar coçar os olhos, pois o atrito pode causar traumas e até levar a deficiência da visão.

Com informações da RPC

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Surto de conjuntivite afeta 647 pessoas e acaba com estoque de colírios em Cianorte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!