MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Unespar pode suspender ano letivo por falta de professores 

O calendário acadêmico de 2018 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) pode ser suspenso por falta de professores. Conforme nota divulgada neste domingo (18) no site oficial da instituição, o reitor Antônio Carlos Aleixo, informou a direção superior

Da Redação

·
Unespar pode suspender ano letivo por falta de professores 
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2018, 18:50:00 Editado em 19.03.2018, 15:02:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O calendário acadêmico de 2018 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) pode ser suspenso por falta de professores. Conforme nota divulgada neste domingo (18) no site oficial da instituição, o reitor Antônio Carlos Aleixo, informou a direção superior da universidade que a suspensão a partir de 26 de março estará em pauta para votação em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), na quinta-feira (22).

continua após publicidade

No texto, a reitoria da Unespar justifica que a proposta se deve ao fato de que, até o presente momento, o Governo do Estado do Paraná ainda não autorizou a liberação de 8.560 horas para a contratação de professores temporários, mesmo com o início das aulas em quatro dos sete campi que compõem a universidade.

Confira o comunicado na íntegra.
"O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo, informou a direção superior da universidade que na próxima quinta-feira, dia 22 de março, estará em pauta para votação em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) a suspensão do calendário acadêmico de 2018 a partir do dia 26 de março. A reitoria da Unespar justifica que proposta se deve ao fato de que, até o presente momento, o Governo do Estado do Paraná ainda não autorizou a liberação de 8.560 horas para a contratação de professores temporários, mesmo com o início das aulas em quatro dos sete campi que compõem a universidade.

continua após publicidade

Além disso, um suposto decreto estadual, ainda não publicado em Diário Oficial, datado de 16 de março de 2018, autoriza e estabelece um total de 36.729 horas para contratação de professores temporários, a serem divididas entre todas as sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Em seu texto, o decreto determina para a Unespar um total de 4.389 horas, ou seja, apenas 51% da carga horária mínima que a universidade necessita para o ano letivo de 2018.

Segundo o reitor, a carência por essa carga horária temporária é motivada pela progressiva redução nos últimos anos, mediante aposentadoria, do quadro de docentes efetivos e de agentes universitários da instituição, sem que a reposição dos cargos tenha sido autorizada pelo governo estadual. Desta forma, a não liberação das 8.560 horas para contratação de docentes temporários coloca a universidade em uma situação ainda mais crítica que compromete e inviabiliza o seu pleno funcionamento".

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorrSegundo a assessoria, os pedidos das universidades estaduais para contratação de professores colaboradores continuam sendo analisados pelo Comitê de Política Salarial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Unespar pode suspender ano letivo por falta de professores "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!