Repórter da BBC grava assédio de deputado russo: "Você vai ser minha amante"
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Uma jornalista da BBC afirma que sofreu assédio sexual do deputado russo Leonid Slutsky. Repórter da BBC Rússia, o serviço russo da BBC, Farida Rustamova é a terceira jornalista a acusar o parlamentar de comportamento sexual impróprio.
O deputado do Partido Liberal Democrata, uma sigla conservadora, nega as acusações e afirma que vai processar as jornalistas por difamação.
A Rússia não viu a mesma mobilização contra o assédio sexual que ocorreu em outros países europeus e nos Estados Unidos após casos ruidosos envolvendo pessoas famosas virarem manchete.
(Leonid Slutsky é membro do parlamento russo e do Partido Liberal Democrata, uma sigla conservadora)
‘Fiquei sem palavras’
Rustamova gravou a entrevista com o parlamentar ocorrida há um ano, na qual ocorreu o incidente. A gravação está em posse da BBC, que decidiu não publicá-la.
Em 24 de março de 2017, Farida Rustamova visitou Leonid Slutsky, líder do comitê de assuntos externos, em seu gabinete para ouvi-lo sobre a visita que Marine Le Pen, então candidata à presidência da França, faria à Rússia.
Durante a entrevista, Slutsky inesperadamente mudou de assunto e perguntou se a jornalista não gostaria de deixar a BBC para trabalhar com ele. Quando Rustamova recusou a oferta, ele reclamou: “Você está tentando fugir de mim, você não quer me beijar, feriu meus sentimentos”.
A jornalista explicou que pretende se casar com seu namorado. O parlamentar retrucou: “Ótimo, você vai se casar com ele, e ser minha amante”.
Rustamova diz que o político então se aproximou dela e, em suas palavras, começou a “passar a palma da mão nas partes baixas do meu corpo”.
“Eu não entendi o que estava acontecendo”, diz ela. “Simplesmente fiquei sem palavras, resmungando alguns sons, fiquei sem reação. Falei algo sobre não voltar a vê-lo, que ele tinha passado a mão em mim”.
A julgar por sua resposta, que também foi gravada, o deputado não concordou com a descrição do que ocorreu. “Não passo a mão nas pessoas. Ok, só um pouco. ‘Passar a mão’ é uma expressão muito feia'”, disse ele.
A BBC questionou o deputado Leonid Slutsky sobre o que ocorreu no dia 24 de março de 2017, mas ele não respondeu às perguntas.
Farida Rustamova não é a primeira jornalista a acusar o deputado de conduta sexual imprópria nas últimas duas semanas. Leia mais na BBC.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline