Cotidiano

Mulheres do “Correia de Freitas” ganham projeto de dança

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Mulheres do “Correia de Freitas” ganham projeto de dança
Mulheres do “Correia de Freitas” ganham projeto de dança

As mulheres do Distrito de Correia de Freitas terão aulas de danças e ritmos musicais gratuitas todas as quartas-feiras. A iniciativa, que teve sua aula inaugural neste dia 7 de março no salão paroquial da comunidade, é uma parceria entre as secretarias Municipais da Mulher e Assuntos da Família e a de Esportes e Juventude. “Este projeto já acontece em pelo menos outros 15 locais de Apucarana e está dentro da proposta de gestão do prefeito Beto Preto, que é atender a cidade dos bairros e distritos para o centro, oferecendo a estas comunidades as mesmas atividades, com a mesma qualidade, que a população central tem acesso”, salientou Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher.

continua após publicidade

Além de agora terem acesso a uma atividade física e recreativa semanal, Denise conta que as mulheres do distrito já puderam ter contato com outros programas municipais, como capacitação dentro do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino. “Além disto, atualmente todas as quintas-feiras, as moradoras do Correia de Freitas têm a oportunidade de cursarem aulas de corte e costura e, em breve, devemos viabilizar cursos de confecção de sabonetes e velas aromáticas, bem como fomentar a criação de empreendimentos solidários”, disse a secretária, que também aproveitou o momento para divulgar os trabalhos e serviços oferecidos pela prefeitura na área da “Mulher e Família”.

“Temos o Centro de Atendimento a Mulher (CAM), que oferece atendimento psicológico, jurídico e social a mulheres em situação de violência, preconceito, entre outras vulnerabilidades. O Centro de Oficinas da Mulher, onde são desenvolvidos cursos profissionalizantes e também os “Espaços da Mulher”, que são locais onde são realizadas capacitações, sensibilizações e comercialização de toda a produção dos grupos de Economia Solidária”, enumerou Denise.

continua após publicidade

A secretária de Esportes e Lazer, professora Jossuela Pinheiro, considerou que lançar a atividade de danças e ritmos dentro da programação do “Mês da Mulher” fez o momento se tornar ainda mais especial. “Neste mês onde são realizadas diversas ações de mobilização, fico muito feliz em ver em uma tarde de quarta-feira um grupo como este, de mulheres preocupadas com a qualidade de vida”, frisou.

Uma das responsáveis pela mobilização comunitária, Lúcia Alves da Silva aprovou a atividade. “Nesta administração do prefeito Beto Preto o distrito recebe muitas ações públicas que nunca aconteceram, este projeto de dança é um exemplo. Todas aqui estão muito animadas, é algo que eleva o ego da gente”, afirmou a líder comunitária. Segundo ela, se não fosse a prefeitura, a maioria das alunas não poderia ter acesso a curso semelhante em outro local. “Pois teriam que ir para o centro. Encarar circular, ou mesmo de carro, que poucas possuem, seria complicado sobretudo pela despesa com combustível”, exemplificou.

A enfermeira da UBS Mário Verrusa, Elisângela Volante, frisou que o Distrito de Correia de Freitas receberá outro evento dentro da programação do “Mês da Mulher”. “Será no dia 24, das 8 às 17 horas, em uma parceria da Secretaria da Mulher e a Autarquia Municipal de Saúde, onde vamos promover preventivo ginecológico, teste rápido de hepatite A e C, sífilis e HIV, além de atendimento odontológico”, relatou a enfermeira. Paralelo ao evento, a secretaria da Mulher realizará Feira da Economia Solidária e “Dia de Beleza e Estética. “Antes disto, porém, no dia 15, às 9 horas, na UBS do Distrito de São Pedro Taquara, a equipe jurídica do CAM vai estar conosco falando sobre a Valorização e Direitos da Mulher”, convidou Elisângela.

continua após publicidade

Mulheres em Ação/balanço – Durante a aula inaugural das aulas de dança e ritmos musicais no Distrito de Correia de Freitas, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin realizou um balanço dos atendimentos feitos segunda-feira (05/03) durante o “Mulheres em Ação”, evento que marcou a abertura da programação do “Mês da Mulher” e teve como palco central a Praça Rui Barbosa. “Em conjunto com parceiros, realizamos uma série de atendimentos”, lembrou Denise.

Segundo ela, a parceira Unimed, por exemplo, atendeu 182 pessoas com verificação de pressão arterial, testes de glicemia e de doenças sexualmente transmissíveis, além de atendimento e orientação sobre a saúde da mulher. “Já o Sesc Apucarana, através de seu Departamento de Nutrição, foi procurado por 105 pessoas que receberam orientação sobre peso ideal e dicas de alimentação saudável. A Vigilância Epidemiológica da AMS e o Estratégia Saúde da Família (ESF), atenderam 49 pessoas com testes rápidos de identificação de doenças como Hepatites B e C, HIV e Sífilis e a nossa secretaria, através do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), atendeu 50 pessoas com repasse de orientações”, detalhou Denise.

Ela salientou que também foram realizadas diversas palestras com mulheres, adolescentes (meninos e meninas), membros da terceira idade e da comunidade em geral, abordando a temática de qualidade de vida e garantia de diretos. Serviços de beleza, saúde e educação, além da presença do Ônibus Lilás, que é uma Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, idealizada dentro do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, e que no Paraná é gerenciado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, percorrendo todo o Estado disponibilizando serviços gratuitos às mulheres. “Não posso deixar ainda de enalteceu o trabalho desenvolvido pela Associação de Senhoras de Rotarianos de Apucarana, que prestigiarem o evento levando informações e apresentando o projeto de confecção e distribuição gratuita de órteses mamarias que realizam em favor de vítimas do câncer de mama”, concluiu a secretária.

continua após publicidade

Agenda do Mês da Mulher em Apucarana

08/03/2018 – 20 horas
Sessão Solene de entrega do Prêmio “Mulher Destaque”
Local: Plenário da Câmara Municipal

continua após publicidade

09/03/2018 – das 8 às 17 horas
Festival de Vendas com preços especiais.
Local: Espaço Mulher.

09/03/2018 – 15 horas
Inauguração do CIRCUITO DE FEIRAS
Local: Rua Rio Alonso, em frente ao Centro Comunitário do João Paulo.

10/03/2018 – 12 às 17 horas
Feira de Economia Solidária da Rede de Mulheres Solidárias.
Local: Praça da Igreja, Vila Reis.

continua após publicidade

10/03/2018
Sessão Cinema.
Local: Studio M, Rua Dr. Munhoz da Rocha, n.962.

11/03/2018 – 8 horas
Circuito SESC Caminhada e Corrida de Rua
Local: Saída em frente à Prefeitura Municipal de Apucarana

15/03/2018 – 9 horas
Palestra sobre Direitos da Mulher.
Local: UBS São Pedro do Taquara.

continua após publicidade

15/03 – 14 horas
Uma tarde delas: Valorização e Direitos das Mulheres
Local: Centro de Oficinas da Mulher

16, 17 e 18/03/2018
Feira de Economia Solidária da Rede de Mulheres Solidárias durante a 4ª Festa do Artesão.
Local: Lagoão.

19 a 23/03/2018 – das 14 às 17 horas
Capacitação da 26ª Turma da Rede de Mulheres Solidárias.
Local: Polo da UAB.

22/03/2018 – 15 horas
Inauguração dos Espaços de Comercialização da Rede de Mulheres Solidárias.
Local: Terminal Urbano

24/03/2018 – das 8 ás 17 horas
Evento alusivo ao Mês da Mulher.
Feira da Economia Solidária; Dia de Beleza e Estética; Preventivo Ginecológico; Teste rápido de hepatite A e C, Sífilis e HIV; Atendimento Odontológico.
Parceria entre a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e Autarquia Municipal de Saúde/ UBS Mário Verussa.
Local: Correia de Freitas

27/03/2018 – 10 horas
Inauguração do Ponto de Comercialização da Rede Mulher de Gastronomia.
Prêmio Consulado da Mulher.
Local: Praça Interventor Manoel Ribas.