Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Baleia jubarte de sete metros é encontrada morta na orla de Matinhos

.

Baleia foi encontrada na orla de Matinhos (Divulgação)
Baleia foi encontrada na orla de Matinhos (Divulgação)

Uma baleia jubarte fêmea, com 7 metros de comprimento, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (2), na orla de Matinhos, no Litoral. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ainda não é possível saber a causa da morte, mas a coleta das amostras nos ajudará a responder esta questão.

De acordo com publicação do LEC, o encalhe aconteceu exatamente quando parte da equipe participava do curso de capacitação para atendimento de encalhe de baleias. “A equipe do LEC via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) se deslocou até o local para realizar o procedimento de necropsia e coleta de amostras biológicas. Durante a última semana, outros dois casos de encalhe de animais mortos da mesma espécie ocorreram no litoral norte do Rio Grande do Sul”, informou a publicação.

A baleia jubarte saiu recentemente da lista de espécies brasileiras ameaçadas, mas as preocupações quanto à sua conservação continuam e os encalhes nos últimos dois anos vem recebendo a atenção dos pesquisadores.

Originárias da Antártida, as baleias jubarte se deslocam todo ano para as águas tropicais do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir. O maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, região costeira do sul da Bahia.

(Banda B)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber