Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Roma quer proibir carros a diesel no centro a partir de 2024

.

Roma quer proibir carros a diesel no centro a partir de 2024 - FOTO: ETTORE FERRARI/EPA
Roma quer proibir carros a diesel no centro a partir de 2024 - FOTO: ETTORE FERRARI/EPA

A presidente da câmara de Roma, Virgina Raggi, anunciou que planeia impedir totalmente a entrada de carros a diesel no centro da cidade até 2024. “Se queremos intervir de modo sério, temos de ter a coragem de adotar medidas fortes”, disse.

A decisão de Raggi foi anunciada no Facebook na terça-feira (27), dia em que na Alemanha um tribunal decidiu que as cidades do país podem tomar medidas como impedir a entrada de veículos a diesel no centro das cidades sem esperar por legislação nacional.

As cidades alemãs, pressionadas por grupos de defesa do ambiente, estavam evitando tomar esta decisão, vista como altamente penalizadora para a grande indústria automobilística alemã, para as pequenas e médias empresas (de eletricistas a cuidadores de saúde, que usam veículos para se deslocar nas cidades), e para cidadãos comuns que verão o valor dos seus automóveis a diesel antigos cair vertiginosamente.

Roma é uma das cidades europeias com mais trânsito e a poluição afeta não só a saúde das pessoas mas também os monumentos antigos. Segundo um estudo do Ministério da Cultura, 3600 monumentos em pedra e 60 estátuas de bronze estão em risco de deterioração por causa da poluição do ar, e a Basílica de São Pedro, cuja fachada escurecida foi limpa para marcar o início do milênio em 2000, já recomeçou a ter manchas de novo.   

Outras cidades europeias, como Paris ou Atenas, planeiam banir os carros a diesel dos seus centros até 2025, e a Noruega planeia impedir, no mesmo ano, a venda de veículos a diesel. Paris prevê o fim do diesel a partir de 2040 e Londres estuda fazer o mesmo.

Com informações do portal Público, de Portugal

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber