Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Justiça concede aposentadoria especial ao 'Japonês da Federal' 

.

Newton Ishii, conhecido como o
Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal". Foto: Giuliano Gomes/Folhapress

A Justiça acatou o pedido do policial federal Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal", para obter a aposentadoria especial voluntária, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (26). Quando fez o pedido de aposentadoria especial voluntária, em outubro de 2016, Newton declarou mais de 30 anos de serviço.

O agente ficou conhecido em todo o Brasil, após a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014. Ishii aparecia ao lado empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.

Em junho de 2016, o agente que já tinha uma condenação em 2009, chegou a ser preso em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando pela fronteira. Na sequência, ele passou a cumprir pena em regime semiaberto harmonizado.

Quatro meses depois, o agente teve a pena reduzida e retirou a tornozeleira eletrônica. De acordo com a Polícia Federal (PF), a diminuição de pena se deu devido aos dias trabalhados pelo agente. A cada três dias trabalhados, foi descontado um dia da pena total.

Ishii já era aposentado na época em que foi condenado, portanto, a Justiça não fez nenhuma determinação relacionada a trabalho. Contudo, certo tempo após a condenação, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou a aposentadoria dele irregular por causa da contagem de tempo de serviço.

(Com informações do G1)


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber