MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Justiça concede aposentadoria especial ao 'Japonês da Federal' 

A Justiça acatou o pedido do policial federal Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal", para obter a aposentadoria especial voluntária, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (26). Quando fez o pedido de aposentadoria

Da Redação

·
Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal". Foto: Giuliano Gomes/Folhapress
Icone Camera Foto por Reprodução
Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal". Foto: Giuliano Gomes/Folhapress
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2018, 17:52:00 Editado em 26.02.2018, 18:06:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça acatou o pedido do policial federal Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal", para obter a aposentadoria especial voluntária, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (26). Quando fez o pedido de aposentadoria especial voluntária, em outubro de 2016, Newton declarou mais de 30 anos de serviço.

continua após publicidade

O agente ficou conhecido em todo o Brasil, após a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014. Ishii aparecia ao lado empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.

Em junho de 2016, o agente que já tinha uma condenação em 2009, chegou a ser preso em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando pela fronteira. Na sequência, ele passou a cumprir pena em regime semiaberto harmonizado.

continua após publicidade

Quatro meses depois, o agente teve a pena reduzida e retirou a tornozeleira eletrônica. De acordo com a Polícia Federal (PF), a diminuição de pena se deu devido aos dias trabalhados pelo agente. A cada três dias trabalhados, foi descontado um dia da pena total.

Ishii já era aposentado na época em que foi condenado, portanto, a Justiça não fez nenhuma determinação relacionada a trabalho. Contudo, certo tempo após a condenação, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou a aposentadoria dele irregular por causa da contagem de tempo de serviço.

(Com informações do G1)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça concede aposentadoria especial ao 'Japonês da Federal' "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!