Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Frota mundial de carros elétricos aumenta 55% em um ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Frota mundial de carros elétricos aumenta 55% em um ano
Autor Frota mundial de carros elétricos aumenta 55% em um ano - Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O número de carros elétricos mundo afora está crescendo rapidamente, aponta um estudo divulgado recentemente, apesar da ainda insuficiente disponibilidade de pontos de recarga.

No começo de 2018, a frota mundial chegou a 3,2 milhões de veículos – o que representa um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Centro de Pesquisa em Energia Solar e Hidrogênio de Baden-Württemberg (ZSW), na Alemanha.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O mercado foi impulsionado principalmente pela demanda China, com destaque para os fabricantes Build Your Dreams (BYD) e BAIC. De acordo com o estudo, 1,2 milhão de carros elétricos já circulam pelas ruas chinesas. Somente em 2017, 579 mil unidades foram acrescentadas à frota do país.

Nos EUA, o número de carros elétricos subiu em 195 mil apenas no último ano, ultrapassando as 750 mil unidades ao todo. Na Alemanha, o crescimento foi de quase 70%, embora mais modesto e números absolutos: de 54.490 para 92.740.

Atrás dos bem-sucedidos fabricantes chineses, aparecem a americana Tesla, que fabricou 86.770 carros elétricos no último ano, e as alemãs BMW (67.940) e Volkswagen (52.250). Foram contabilizados todos os veículos que podem ser abastecidos com energia elétrica, incluindo híbridos.

publicidade

O estudo aponta que, se o ritmo de crescimento registrado em 2017 for mantido, a quantidade de licenciamentos anuais de carros elétricos alcançará 25 milhões mundo afora até 2025. Tal previsão faz jus à promessa de muitas montadoras de dedicar um quarto de sua produção aos veículos elétricos, afirmou Werner Tillmetz, diretor do ZSW.

Em janeiro deste ano, a americana Ford, por exemplo, anunciou que iria dobrar seus investimentos em carros elétricos, para 11 bilhões de dólares até 2022, e que planeja lançar 40 modelos híbridos ou completamente elétricos nos próximos anos.

Em meados do anos passado, a sueca Volvo anunciou que, a partir de 2019, todos os novos modelos que saírem de suas fábricas serão elétricos,  o que a tornou a primeira tradicional montadora do mundo a fixar uma data para abandonar os motores movidos apenas a combustíveis fósseis.

publicidade

Com informações do portal DW, de Portugal

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline