Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Asteroide vai passar entre a Terra e a Lua nesta sexta-feira; veja vídeo

.

Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa
Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa

A NASA divulgou a informação de que um asteróide com uma dimensão de entre 15 a 40 metros irá passar nesta sexta-feira (9) entre a Terra e a Lua. Segundo cientistas na agência espacial norte-americana, o asteroide 2018 CB passará a uma distância de 64 mil quilômetros da Terra, o equivalente a apenas um quinto da distância entre a Terra e a Lua. Mas os astrônomos garantem que a trajetória do corpo celeste não representa qualquer risco para a Terra.

“Apesar de ser relativamente pequeno, pode ser maior do que aquele asteroide que entrou na atmosfera da Terra, na cidade russa de Cheliabinsk, há exatamente cinco anos, em 2013”, relatou Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos para Objetos Próximos da Terra, da NASA.


O meteoro de Cheliabinsk entrou na atmosfera da Rússia a 15 de Fevereiro de 2013. A queda deste corpo celeste deixou 1200 feridos e provocou prejuízos de 25 milhões de euros. 

Um estudo divulgado um ano mais tarde concluiu que o asteróide que explodiu sobre Cheliabinsk, cidade da região dos Montes Urais, na Sibéria, Rússia, tinha colidido com outro asteróide antes de atingir a Terra.

“Os asteróides deste tamanho não chegam tão perto do nosso planeta com frequência — talvez apenas uma ou duas vezes por ano", acrescentou Chodas.

Segundo na semana
Este não é o único asteroide a aproximar-se da Terra nesta semana. Na terça-feira, um outro corpo celeste com dimensões similares aproximou-se do planeta, ainda que a uma distância significativamente maior que à do 2018 CB, a 184 mil quilômetros.

As informações são do portal Público, de Portugal




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber