Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Desligamentos de energia reduzem 23% no Paraná

.

A Copel Distribuição fechou o ano de 2017 com seus melhores indicativos de qualidade do fornecimento de energia desde que a atual metodologia de cálculo foi adotada pela agência reguladora do setor, a Aneel. Nos últimos quatro anos, a frequência dos desligamentos diminuiu 23,3% na área de concessão atendida pela Companhia; já a duração das interrupções no fornecimento reduziu 25,2%.

Os resultados do ano apontam uma disponibilidade do sistema de distribuição para os clientes atendidos da ordem de 99,88%. Na avaliação do presidente Antonio Sérgio Guetter, o dado é fruto dos investimentos realizados em tecnologia e automação, além de uma gestão atenta aos indicadores. “Temos trabalhado fortemente na renovação de ativos e na inovação nos processos da distribuidora, que este ano tem investimentos previstos de R$ 790 milhões”, diz.

A qualidade no fornecimento de energia é monitorada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e tem como principais itens de controle a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, que afere quantidade de desligamentos, e a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade consumidora (DEC), que calcula o tempo médio cada imóvel atendido ficou sem energia, ao longo do ano. Em 2017, o FEC da Copel fechou em 6,84 e o DEC em 10,47.

Entre as ações implantadas com vistas à redução dos desligamentos está o programa Mais Clic Rural, que teve um investimento de R$ 70 milhões no último ano, com a conclusão de nove subestações de energia para aumentar a confiabilidade do sistema que atende os produtores rurais do Paraná. Atualmente, outras três unidades estão em construção pelo programa, na região Centro-Sul do Estado, nos municípios de Bituruna, Ivaí e Palmeira.

O programa também já possibilitou a instalação de mais de mil religadores monofásicos, que têm como objetivo diminuir a falta de luz e estão beneficiando diretamente 70 mil propriedades, em todas as regiões atendidas pela Copel.

A Copel Distribuição atende um universo de aproximadamente 4,6 milhões de ligações, operando um parque com 369 subestações e 197 mil quilômetros de linhas para distribuir energia integralmente a 393 municípios, além de partes de Guarapuava, Rio Negro e Coronel Vivida.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber