MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Astrônomo amador localiza satélite da NASA sem contato há 13 anos

Um astrônomo amador contribuiu para que a NASA localizasse um satélite chamado IMAGE que perdeu contato com o comando da agência espacial norte-americana em 2005. Segundo cientistas da agência, o astrônomo conseguiu fazer contato com o objeto espacial em

Da Redação

·
A nave espacial IMAGE durante preparação para lançamento em março de 2000 -  Foto: NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
A nave espacial IMAGE durante preparação para lançamento em março de 2000 - Foto: NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2018, 08:48:00 Editado em 01.02.2018, 09:04:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um astrônomo amador contribuiu para que a NASA localizasse um satélite chamado IMAGE que perdeu contato com o comando da agência espacial norte-americana em 2005. Segundo cientistas da agência, o astrônomo conseguiu fazer contato com o objeto espacial em 20 de janeiro deste ano e, na sequência, repassou os dados para análise. Na terça-feira (30), a NASA conseguiu confirmar que o sinal era efetivamente do satélite IMAGE.

continua após publicidade

Conforme a agência aeroespacial, o equipamento estava sem contato há cerca de 13 anos, mas o sistema de controle central do aparelho continua funcionando. “A NASA conseguiu ler alguns dados básicos da espaçonave, o que indica que pelo menos o sistema de controle está operando”, diz um comunicado oficial da agência.

O satélite, sonhecido como IMAGE ou Magnetopause-to-Aurora Global Exploration entrou em órbita no dia 25 de março de 2000. A sonda foi desenvolvida para estudar a magnetosfera terrestre, trazendo as primeiras leituras sobre a presença de plasma nessa área. A missão foi concluída com sucesso em 2002, e, em 18 de dezembro de 2005, a sonda não entrou mais em contato com a base. Por essa razão, a NASA considerou a missão como finalizada.

continua após publicidade

Reconstrução do hardware e software 
Os cientistas do centro de voo espacial da cidade de Greenbelt, nos EUA, vão prosseguir analisando os dados obtidos do IMAGE. A etapa seguinte é trabalhar com engenharia reversa para reconstruir o hardware e o software necessários para comandar e receber dados da sonda.

Segundo a NASA, esses elementos não existem mais e a agência vai precisar de pelo menos uma ou duas semanas para conseguir algum resultado nesse sentido. Na sequência, tentativas de religar os equipamentos científicos da espaçonave serão realizadas. Se tudo estiver em perfeitas condições, talvez a NASA retome a missão e a coloque novamente para analisar a magnetosfera terrestre.

As informações são do portal da NASA

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Astrônomo amador localiza satélite da NASA sem contato há 13 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!