MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Cientistas criam biorreator para produzir alimento a partir das fezes de astronautas

Biólogos e engenheiros da Pensilvânia criaram o primeiro biorreator espacial, que recicla etransforma fezes dos astronautas e cosmonautas em uma mistura nutritiva de proteínas e gorduras, informa artigo divulgado recentemente na revista Life Sciences in S

Da Redação

·
O astronauta Joe Acaba auxilia o colega Scott Tingle durante uma verificação de ajuste em seu traje espacial: fezes poderão ser transformadas em comida no espaço- Foto: NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
O astronauta Joe Acaba auxilia o colega Scott Tingle durante uma verificação de ajuste em seu traje espacial: fezes poderão ser transformadas em comida no espaço- Foto: NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2018, 20:08:00 Editado em 26.01.2018, 19:35:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Biólogos e engenheiros da Pensilvânia criaram o primeiro biorreator espacial, que recicla etransforma fezes dos astronautas e cosmonautas em uma mistura nutritiva de proteínas e gorduras, informa artigo divulgado recentemente na revista Life Sciences in Space Research.

continua após publicidade

"Elaboramos e realizamos o conceito da utilização simultânea de biorresíduos dos astronautas e sua transformação em uma massa comestível. Embora tal ideia pareça estranha para pessoas comuns, de fato, não difere da comida de pasta feita de extrato de fermento e mosto de cerveja", detalha Christopher House da Universidade da Pensilvânia na Filadélfia, EUA.

A questão do fornecimentos de alimentação aos viajantes que irão em missão ao espaço sideral, como atualmente a NASA acredita, é o segundo problema mais importante depois do alto nível de radiação espacial, que devem ser resolvidos pela humanidade antes das viagens a Marte ou a outros planetas mais distantes.

continua após publicidade

Duas formas de solução
Cientistas tentam solucionar esse segundo maior problema de duas formas – criar novos tipos de comida espacial rica em calorias, compacta e com data de validade longa, bem como substituir toda a alimentação dos astronautas, elaborando sistemas que lhes permitiriam produzir comida independentemente.

 Por exemplo, os astronautas da NASA frequentemente realizam tais experimentos a bordo da Estação Espacial Internacional na instalação Veggie e os seus colegas russos – no complexo Lada.

Cientistas criam biorreator para produzir alimento a partir das fezes de astronautas
Foto por Reprodução

Astronautas poderão usar fezes recicladas como alimento -Foto: NASA

continua após publicidade

A equipe de House tentou juntar ambos os processos ligados à atividade vital humana, propondo transformação dos resíduos inutilizáveis do corpo em comida com ajuda de micróbios.

Tal ideia, contudo, apresenta duas desvantagens. Primeiro, o processo de transformação é bastante longo, e o metano usado no processamento de bactérias pode causar incêndio a bordo ou na Estação Espacial Internacional.

Mas os biólogos e engenheiros sanaram estas falhas, aumentando a velocidade de processamento de resíduos com ajuda de membranas especiais, que hoje em dia são usadas na purificação da água, e da bactéria (Methylococcus capsulatu), que é capaz de "comer" o metano.

continua após publicidade

Conforme House, este equipamento pode processar mais da metade dos biorresíduos de cinco ou seis astronautas no decorrer de um dia.

Reciclagem rápida
O cientista finaliza destacando que cada componente do biorreator é estável e decompõe rapidamente biorresíduos. Assim, os astronautas receberão alimento mais rapidamente se comparado ao cultivo de tomates ou batatas em estufas.

As informações são da revista Life Sciences in Space Research

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas criam biorreator para produzir alimento a partir das fezes de astronautas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!